Mercado de Peixe recebe obras de revitalização em São Pedro da Aldeia

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, em parceria com os comerciantes de São Pedro da Aldeia, deu início às obras de revitalização no Mercado Municipal de Peixe. O local está passando por instalação de piso, pintura da fachada, demarcação de vagas de estacionamento e implantação de revestimento com forro de PVC. Além das melhorias e da padronização em todo o setor de peixaria, os boxes de hortifrutigranjeiro também ganharam uma área para exposição de produtos. A iniciativa tem como objetivo melhorar as condições de acesso e segurança aos clientes e comerciantes concessionários, além de adequar o espaço às normas técnicas de Vigilância Sanitária

fotos PMSPA

De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, as novas medidas implantadas contribuem para a melhoria dos atendimentos no local.

“Todas as reformas e adaptações que temos feito no mercado têm sido no sentido de oferecer maior conforto, segurança e mobilidade para atender bem ao usuário, tanto aqueles que são permissionários como o cliente do dia a dia. Procuramos realizar as intervenções em um mês de menor fluxo de vendas e em dias de menor movimento para não atrapalhar o funcionamento do mercado. Atendendo também às exigências da Saúde Pública, foi instalado um revestimento lavável de PVC em toda a área de processamento de alimentos. É fundamental estarmos dialogando com os comerciantes e tê-los como parceiros no trabalho”, ressaltou o secretário, que esteve no local acompanhando o andamento das obras.

Além da colocação de cerca de 180 metros quadrados de pisos em porcelanato antiderrapante nos corredores e nos ambientes de acesso comum, a área de estacionamento e parada de veículos ganhou nova pintura, com reforço na demarcação de vagas e da sinalização gráfica horizontal. O trabalho foi executado por uma equipe da Secretaria de Segurança e Ordem Pública visando oferecer maior ordenamento de trânsito no local. O projeto de revitalização abrangeu ainda a reforma de caixas de esgoto e a padronização dos boxes por meio da implantação de revestimentos em forro de PVC, material impermeável e reciclável, garantindo maior durabilidade, segurança, resistência e melhor acabamento, além de facilitar a limpeza e proporcionar o isolamento térmico e acústico dos ambientes. A próxima etapa de obra inclui ainda a pintura de toda a fachada do estabelecimento.

Dono da peixaria da família e um dos comerciantes concessionários do Mercado Municipal de Peixe há 14 anos, Isaías Meireles falou sobre o investimento realizado em parceria com a Prefeitura. “A ideia foi nos unirmos, cada um de nós fez a sua parte, com o reconhecimento e a aprovação do secretário Dimas. O mercado melhorou muito, eu creio que agora os clientes, principalmente as pessoas de mais idade, vão se sentir mais seguros e confortáveis. Nós temos clientes de toda a região, Búzios, Cabo Frio, Rio das Ostras, e os nossos fregueses mereciam essas melhorias. Para mim, foi um investimento prazeroso, que trouxe benefício para todos”, afirmou.

Inaugurado em 2004, o Mercado Municipal de Peixe conta atualmente com 20 boxes, sendo 11 voltados à comercialização de pescado e frutos do mar, além de bancas de hortifrutigranjeiro com produtos oriundos da agricultura familiar local, ervas, especiarias e condimentos, e um quiosque central de petiscos e pratos variados à base de peixe fresco, servidos na hora. Para garantir o controle e a prevenção de pragas e garantir maior proteção no atendimento ao público e ao quadro funcional, o estabelecimento também recebe, de forma semestral, procedimentos de desratização e desinsetização.

Em parceria com a Coordenação da Coleta de Resíduos Sólidos Domiciliares, também foi implantado um sistema de coleta de resíduos duas vezes ao dia, evitando acúmulo e surgimento de odores.

De acordo com dados da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e do departamento municipal de pesca da Sagat, 620 toneladas de produtos são comercializadas por ano no Mercado Municipal de Peixe, sendo 580 somente de pescado.

O Mercado Municipal de Peixe fica na Rua Doze de Outubro, 12, bairro Estação, e funciona de segunda a sábado, das 6h às 18h e, aos domingos e feriados, das 6h às 14h.