top of page

Fragata magnífica "tesourão" é resgatada em Cabo Frio

Uma fragata magnífica, conhecida popularmente como "tesourão", foi resgatada por fiscais da Coordenadoria de Meio Ambiente nesta terça-feira (7), no bairro Alecrim, na Zona Rural de Cabo Frio. Segundo os agentes, a ave estava cansada e sem forças e foi encontrada por um morador

fotos PMCF/divulgação

"O tempo chuvoso e a quantidade de nuvens que temos sobre nossa região nesses últimos dias podem ter contribuído para algum incidente que a tenha levado a se afastar do litoral. Ela estava bem estressada, o que é sinalizado pelo 'saco gular', aquela bolsa avermelhada sob o bico, onde acumula os peixes capturados, que estava bastante inchado", explicou o coordenador de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.

O animal resgatado foi entregue à CTA, empresa contratada pela Petrobras que realiza resgates, tratamento, recuperação e soltura de animais marinhos na área da Bacia de Santos, na qual Cabo Frio está inserida, informou a Prefeitura.

Quem encontrar qualquer animal marinho, vivo ou morto, deve entrar em contato com a Coordenadoria de Meio Ambiente, por meio do telefone (22) 9.9242-3041. Uma equipe técnica será enviada ao local para fazer a coleta do animal.

As fragatas são pássaros com mairo superfície de asa por unidade de peso e com um comprimento de 85-100 cm e mais de dois metros de evergadura, pesando apenas 1,4 kg. Elas se alimentam de pequenos peixes que sobem à superfície e são capturados com o bico em voos rasantes.

É frequente a pirataria aérea sobre atobás, gaivotas e trinta-réis. São eficientes para localizar descartes dos barcos de pesca por arrasto, onde utilizam os peixes que flutuam como alimento. Não conseguem mergulhar, pois não possuem a habilidade de nadar.

Segundo a Prefeitura, trata-se de uma espécie de ampla distribuição geográfica, distribui-se pelo Atlântico, nas América do Sul e Central e no Pacífico, da Colômbia ao Peru; no Brasil são encontradas colônias em Fernando de Noronha, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

bottom of page