Meio Ambiente de Cabo Frio na luta pela Bandeira Azul

O novo coordenador de Meio Ambiente de Cabo Frio, Mário Flávio Moreira, vai levar ao prefeito Adriano Moreno (Rede) todas as pendências para que a principal cidade da Região dos Lagos possa hastear a Bandeira Azul na Praia do Peró no próximo verão. Moreira recebeu um relatório de tudo o que foi feito e precisa ser feito no cronograma para a conquista da bandeira, que é um título internacional de qualidade

 

                                                                                                 foto Rodrigo Bittencourt   

-- Vou pessoalmente entrar em contato com a concessionária Prolagos, que é parceira no programa, para que as análises sejam feitas na quantidade e tempo necessários. Também vou levar ao prefeito as demais necessidades pontuais do projeto. Cabo Frio não pode perder essa chance de começar pela Praia do Peró a melhorar as condições das suas praias. Temos muitas outras com chances de receber o selo tão importante para elevar o status do nosso meio ambiente e do nosso turismo – afirmou Mário Flávio, que já foi secretário executivo do Consórcio Ambiental Lagos-São João.

 

A candidatura à Bandeira Azul foi alcançada após intensa luta da comunidade, com apoio da prefeitura. Na gestão passada, ocorreram avanços, mas as pequenas obras estruturais, como acessos à praia; banheiros públicos; ordenamento; segurança, etc, não foram sequer iniciadas. Houve melhoria na limpeza e foram feitas várias ações de educação ambiental, uma das exigências do projeto Bandeira Azul. Foi feito um novo projeto da orla, mas a comunidade da Orla do Peró, representada pelo movimento Amigos do Peró, não foi ouvida.

 

O relatório foi levado a Moreira pelo coordenador do Programa Bandeira Azul em Cabo Frio, Carlos Magno. Ele explicou o que foi feito até agora para que a Praia do Peró receba a aprovação do júri internacional para que a bandeira seja hasteada no próximo verão. O júri nacional já aprovou o projeto.

 

-- Na campanha eleitoral, o então candidato Adriano Moreno prometeu em praça pública transformar o Peró no bairro modelo de Cabo Frio. E antes disso assinou, na pousada Porto Veleiro, a Carta do Peró. Acreditamos que ele atenderá os pedidos do Meio Ambiente para  que a Bandeira Azul seja hasteada no próximo verão – disse, confiante, o hoteleiro Roberto Saci, do Amigos do Peró.

 

-- Precisamos apenas acelerar o processo quantitativo de análise da água da praia, assim como fazer algumas adequações físicas na orla, para que possamos entrar com o requerimento para a hastear a Bandeira Azul – destacou Carlos Magno.

 

Os moradores, veranistas e ambientalistas que defendem o ordenamento e a preservação da orla do Peró aguardam encontro com o prefeito Adriano Moreno, que cancelou dois encontros durante a campanha eleitoral, embora tenha assinado, na campanha anterior, a Carta do Peró.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

campanha anterior, a Carta do Peró.

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino