Empresários debatem alternativas para o turismo de Niterói

27.07.2018

O SEBRAE e a Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo, iniciaram nesta quinta-feira (26),  no auditório do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Caminho Niemeyer, um Fórum com aproximadamente 60  profissionais do trade turístico da cidade, visando  criação de um Planejamento Estratégico para o fomento do turismo no município. A primeira etapa, com as presenças de representantes do polo hoteleiro, polos gastronômicos, polo cervejeiro, agentes de turismo, guias e empresários tem como objetivo formalizar um diagnóstico de identidade e vocação para o desenvolvimento e investimentos na área

 

                                                                                                                               fotos André Ribeiro

O presidente da Neltur, José Guilherme Azevedo, ressaltou que esta foi uma oportunidade ímpar de reunir os principais atores dessa cadeia produtiva para que o turismo contribua de fato com o desenvolvimento econômico da cidade, pois Niterói vive um novo cenário com obras urbanas avançando na dinamização e na qualificação do turismo na cidade.

 

“O túnel Charitas-Cafubá, a Revitalização da Orla, a nova sinalização turística, a estrada de acesso à Fortaleza de Santa Cruz, os novos Centros de Atendimento ao Turista – CATs, a reabertura da Ilha da Boa Viagem, acessibilidade nas praias de Icaraí e Piratininga e as recentes trilhas do Parque da Cidade são alguns exemplos dessas melhorias na infraestrutura turística do município”.

 

Segundo Leandro Marinho- Gerente do SEBRAE, “o planejamento participativo contribui para o nascimento de um plano plural com uma marca pra cidade de Niterói”, ressaltou.

 

Com esse intuito, o encontro utilizou a metodologia do Design Thinking lançando as propostas de fortalecer a identidade dos lugares, criar diferenciais competitivos, pontos relevantes, identificação de vocações, potencialização de identidades, desenvolvimento de ideias, união de moradores e empresários locais e criação de uma experiência única para visitantes.

 

Entre os profissionais que iniciaram esse planejamento estavam o empresário Adalberto, o Beto, Presidente do Polo Gastronômico Jardim Icaraí: “Temos que somar forças e nos unir numa iniciativa como essa. Espero que dessas ideias funcione verdadeiramente um projeto. Se cada um fizer seu dever de casa e colocar isso em prática só vamos crescer no setor”, declarou.

 

Outra presença importante foi do Ricardo da Fonseca, Presidente do Niterói Convention & Visitors Bureau: “A importância do Convention & Visitors Bureau é estar junto do trade e também contribuir com poder público apontando soluções”, concluiu.

 

Nesta quinta aconteceu o primeiro de um total de quatro encontros para a conclusão do Projeto SMART TURISMO  que já tem programado o próximo dia 16 de agosto para mais um desdobramento do que aconteceu hoje no Caminho Niemeyer.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino