Procon autua 26 estabelecimentos no Rio e em Niterói

O Procon Estadual realizou, nesta terça-feira (24), uma ação de fiscalização a estabelecimentos localizados no bairro do Fonseca, em Niterói, e em Vila Isabel e na Tijuca, Zona Norte do Rio. Parte deles já havia sido autuado antes pela autarquia. Dos 30 locais fiscalizados, 26 apresentavam irregularidades. Apenas quatro não apresentaram problemas. Estes já havia sido autuados anteriormente, mas sanaram as irregularidades então encontradas

fotos Procon Estadual

Na Zona Norte, o Hortifruti localizado na Av. 28 de Setembro, 86, em Vila Isabel, armazenava 31 litros de água de coco sem especificação de prazo de validade. Os fiscais encontrara lixo e um gato na área de manipulação de produtos. Não foram apresentados aos fiscais o alvará de funcionamento e os certificados do Corpo de Bombeiros, de potabilidade da água e de dedetização. Não havia no local o cartaz com o endereço e telefone do Procon-RJ.

Já em Niterói, o Hortifruti localizado na Alameda São Boa Ventura, 932, no bairro do Fonseca, não apresentou os certificados do Corpo de Bombeiros e de dedetização. Também não exibia os cartaz do endereço e telefone do Procon-RJ, não apresentou os exemplares do Livro de Reclamações e do Código de Defesa do Consumidor, além de não possuir alvará de funcionamento.

Os seguintes estabelecimentos não tinham problemas e havias sanado as irregularidades apontadas pelos fiscais em vistorias anteriores: Casa e Vídeo (Rua Haddock Lobo, 369 – Tijuca); Na Brasa Columbia (Rua Haddock Lobo, 356 – Tijuca), Mundo Verde (Rua Haddock Lobo, 386 – Tijuca), Supermarket (Alameda São Boaventura, 905 – Niterói).

Balanço da Fiscalização

1 – Crefisa (Av. 28 de Setembro, 134 – Vila Isabel): Ausência de cartaz do endereço e telefone do Procon. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Oferta não era clara quando aos destinatários.

2 – Banco do Brasil (Rua Haddock Lobo, 356 – Tijuca): Autenticação de faturas em documento diverso. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência de cartaz do endereço e telefone do Procon. Ausência da escala dos funcionários.

3 - Bazar G12 (Av. 28 de Setembro, 134 – Vila Isabel): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência de cartaz do endereço e telefone do Procon. Ausência de preços em produtos.

4 – Espaço Korte (Av. 28 de Setembro, 86 – Vila Isabel): Esmaltes vencidos. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de cartaz do endereço e telefone do Procon. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado de dedetização. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

5 – Itaú (Alameda São Boa Ventura, 844 - Niterói): Autenticação de faturas em documento diverso. Ausência de caixa eletrônico adaptado.

6 – Bolos da Vovó (Av. 28 de Setembro, 86 – Vila Isabel): Ausência de preços em produtos. Ausência do Livro de Reclamações. Lixeira sem tampa. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado de dedetização.

7 – Daniele Prata(Av. 28 de Setembro, 74 – Vila Isabel): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

8 – Drogatta (Rua Haddock Lobo, 350 – Tijuca): Ausência de preços em produtos.

9 – Drogarias Pacheco (Alameda São Boa Ventura, 961 - Niterói): Ausência de cartaz do endereço e telefone do Procon. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de preços em produtos. Ausência da lista de preços de medicamentos atualizada.

10 – First Class (Rua Haddock Lobo, 373 – Tijuca): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços em produtos.

11 – Lojas Competição (Rua Oscar da Fonseca, 99 – Niterói): Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

12 – Bob´s (Rua Haddock Lobo, 376 – Tijuca): Problemas estruturais: ralos quebrados e sem proteção na área da cozinha, buraco na parede da pia.

13 – Hortelã (Av. 28 de Setembro, 54 – Vila Isabel): Ausência de certificado de potabilidade da água.

14 – Lojas Americanas (Av. 28 de Setembro, 86 – Vila Isabel): Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

15 - Lojas Americanas (Alameda São Boa Ventura, 840 - Niterói): Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz do endereço e telefone do Procon.

16 – Hortifruti (Av. 28 de Setembro, 86 – Vila Isabel): Sem especificação de validade: 31 litros de água

de coco. Área de manipulação com lixo e presença de gato. Ausência de alvará de funcionamento.

Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz do endereço e telefone do Procon. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado de dedetização.

17 – Hortifruti (Alameda São Boa Ventura, 932 - Niterói): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz do endereço e telefone do Procon. Ausência de certificado de dedetização. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do Código de Defesa do Consumidor.

18 – Drogaria Moderna (Alameda São Boa Ventura, 920 - Niterói): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz do endereço e telefone do Procon. Ausência da lista de preços de medicamentos atualizada.

19 – Ortobom (Alameda São Boa Ventura, 947 - Niterói): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz do endereço e telefone do Procon. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de preços em produtos.

20 – Ótica Primor (Av. 28 de Setembro, 74 – Vila Isabel): Ausência de preços em produtos. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

21 – Palmeira Tintas (Rua Haddock Lobo, 385 – Tijuca): Ausência de preços em produtos.

22 – Sodiê Doces (Rua Haddock Lobo, 385 – Tijuca): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

23 – Raia Drogasil (Rua Haddock Lobo, 382 – Tijuca): Ausência de preços em produtos. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

24 – Appetitus Restaurante (Alameda São Boaventura, 893 – Niterói): Ausência de cartaz informando o fornecimento de água potável e gratuita. Ausência de cartaz do Disque 180 – do combate à violência contra a mulher. Pisos quebrados, ralo não sifonado.

25 – Sete Velas (Av. 28 de Setembro, 434 – Vila Isabel): Ausência de preços em produtos. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

26 – Caixa Econômica Federal (Alameda São Boa Ventura, 904 - Niterói): Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de banheiros privativos aos clientes. Ausência de assentos preferenciais. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.