top of page

Inea aponta praias que mais avançaram em balneabilidade


Um levantamento anual feito pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) mostrou que, nos últimos quatro anos nas praias da Região dos Lagos, os dias considerados próprios para o banho subiram de 62% para 91%. De acordo com os dados atuais, a região foi a que mais avançou no estado do Rio de Janeiro na questão de balneabilidade das praias.

Segundo o Inea, as cidades de Búzios, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande são as que têm todas as praias aptas para receber banhistas. O levantamento aponta também as águas da Lagoa de Araruama.

O Instituto informou que apesar dos dados positivos, a região ainda tem locais que não são apropriados para o banho.

Em Cabo Frio, os trechos inapropriados para o banho são: a Praia do Siqueira (foto) e o trecho do Canal do Itajuru no Bairro Passagem. Em Arraial do Cabo, o instituto aconselha que os banhistas evitem o trecho da Praia dos Anjos em frente à igreja.

Em Saquarema, não são indicadas para banho a Lagoa de Itaúna e a Lagoa do Boqueirão. Já em Araruama, de acordo com o Inea, cinco trechos são impróprios para banhistas.

O órgão disse ainda que monitora semanalmente a qualidade da água e a quantidade de bactérias presentes nela.

Atualmente, 72% do esgoto é tratado em Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Búzios e Arraial do Cabo.

bottom of page