Bunka-Sai exalta a cultura japonesa em Petrópolis

23.07.2018

Programação, de 1º a 5 de agosto, vai contar com

gincanas, shows, danças folclóricas, oficinas,

cosplay, artes marciais e comidas típicas

 

fotos PMP

 Em 1897 chegava em terras petropolitanas um grupo da representação diplomática do Japão. Era o primeiro contato oficial do país oriental não só com a cidade, mas também com o Brasil. A delegação definiu os rumos dos nikkeis por aqui. O encantamento do terceiro ministro na época, Fukashi Sugimura, com Petrópolis foi responsável por dar origem, 11 anos mais tarde, à imigração japonesa no Brasil, que completa 110 anos em 2018. Essa especial relação entre a Cidade de Pedro e a Terra do Sol Nascente é celebrada com o Bunka-Sai, a Festa da Cultura Japonesa, que acontece este ano entre os dias 1º e 5 de agosto, no Palácio de Cristal

 

Nesta 10ª edição, que foi expandida para quatro dias, a programação vai contar com novidades, como um Mini Undokai – gincanas japonesas- e concurso de fotografia de sakuras (cerejeiras). Sucesso todos os anos, a festa conta com barracas de comidas típicas, além de mais de 40 atividades, entre danças folclóricas, shows de música japonesa, oficinas de mangá, pipa, ikebana (arranjos florais) e origami, além de artes marciais, palestras, Festival de Cosplay e diversas outras, todas com entrada gratuita. Com cerca de 300 descendentes atualmente, Petrópolis vai celebrar e exaltar a cultura japonesa.

 

 

O evento, que tem entrada gratuita, é realizado pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) e a Turispetro, e ainda a Associação Nikkei de Petrópolis. Alta temporada na Serra, o evento promete encantar turistas e petropolitanos. “Temos aqui o privilégio da diversidade cultural, misturando diversas influências, e a cultura japonesa é uma delas. Por isso é tão importante manter viva essas tradições na cidade”, explica Leonardo Randolfo, a frente do IMCE. “A festa faz parte do nosso calendário oficial de eventos e esperamos que muitos visitantes venham, aproveitem a programação, as atrações, e conheçam não só um pouco mais da cultura japonesa, como aproveitem para passear pela cidade”, completa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

           

Programação pra toda a família

 

A programação deste ano está recheada de novidades e com atrações para toda a família.A abertura do Bunka-Sai, na quarta-feira (1º.08), vai contar com uma solenidade, a partir de 19h, com a participação da banda do 32º Batalhão, além do Kagami Biraki (sangria do barril de saquê), performance de San San Nana Byoushi e apresentação de Bon-Odori (dança folclórica). No dia seguinte (02.08), haverá um Mini Undokai (gincanas japonesas), às 14h30, oficina de mangá, às 18h, e Bon-Odori, às 19h. Sexta-feira (03.08), o público vai poder contar com Mini Undokai, às 14h30, oficina de mangá às 18h, Bon-Odori, às 19h, palestra Tokusatsu, às 20h, e Banda Negrayscow, encerrando a noite, às 21h.

 

Já no sábado (04.08), a programação começa cedo com a banda do 32º Batalhão, às 11h, Bon-Odori e oficinas de pipa e ikebana, às 14h, Mini Undokai, às 14h30,escrita japonesa e palestra sobre culinária japonesa, às 15h, oficina de ikebana e apresentação musical do Rio Nikkei Taiko, às 16h. Logo depois, às 17h, tem judô com a presença da técnica da seleção brasileira de judô masculino, Yuko Fujii, e do judoca Matheus Domingues Moreira, com oficina de origami no mesmo horário, Rio Nikkei Taiko às 18h, Festival de Cosplay, às 19h, e show de kimono às 20h.

 

 

Encerrando a festa, no domingo (05.08), os admiradores da cultura japonesa terão as artes marciais Jiu Jitsu, Kage Ryu eAikido, a partir de 11h, apresentação musical de Kaminari Taiko, às 13h, oficina com o Dobraduras da Serra, às 14h, oficina de mangá, às 15h, canções japonesas e brasileiras com Noboru Fujita e Cant’Vox, às 15h, Kaminari Taiko, às 16h, apresentação de cosplay e Concurso de Fotografia de Cerejeiras, às 17h, e Bon-Odori fechando a noite, às 18h. 

 

A partir de sexta, o público também vai poder contar com exposição de pipas japonesas. Para as crianças – até 12 anos – o Mini Undokai terá “corrida de saco”, “corrida de três pernas”, “corrida do caranguejo”, “centopéia” e “cabo de guerra”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino