Posto de Saúde da Família em Bambuí volta a funcionar totalmente reformado

19.06.2018

Passando por obras de reformas desde outubro de 2017, o Posto de Saúde da Família (PSF) de Bambuí foi totalmente reformulado e reinaugurado no início da tarde desta segunda-feira (18). De acordo com a secretária de Saúde do município de Maricá, Simone Costa, o espaço garantirá mais acesso aos serviços de saúde para os moradores do bairro e comunidades próximas

 

                                                                                                                  foto Marcos Fabrício

 “Queremos promover saúde para que estas pessoas não precisem ser encaminhadas para hospitais. O posto está acolhendo a comunidade de Bambuí e de locais próximos, como a região do Limão e do Pindobal. Os números de atendimentos serão aumentados com a ação dos agentes comunitários”, contou Simone.

 

Para o prefeito Fabiano Horta (PT), a unidade de Saúde é fundamental na aproximação com a população.

 

“Esta unidade era muito precária do ponto de vista físico, fizemos toda a remodelação, e agora ela está bonita estaticamente e funcional. Acima de tudo, o que eu sinto é o espírito de motivação com o trabalho das equipes formadas aqui. O acolhimento é o que faz com que a população se sinta mais segura e utilize mais o posto de saúde”, disse.

 

O PSF homenageia uma antiga moradora do bairro e recebeu o nome de Brígida Machado Nascimento Pereira.

 

“A revitalização deste posto tem uma grande relação com a história da minha avó, que faleceu aos 91 anos. Ela foi uma guerreira, não só na educação da família, mas também na questão da ajuda comunitária para o bairro do Bambuí. Vovó Neca, como era conhecida, não foi avó só dos parentes de sangue, mas de um bairro inteiro”, disse o secretário Geral de Governo e de Obras, Renato Machado, que é neto de Brígida.

 

Moradora de Bambuí há um ano, Terezinha de Oliveira, 67 anos, falou sobre a alegria que a novidade trouxe para o bairro. “Vim de Itaboraí para cá e estou muito feliz. Em pouco tempo vi muita coisa melhorar, uma delas foi este posto”, destacou Renato Machado na foto de Michel Monteiro ao lado da secretária de Saúde Simone Costa.

 

Virginia das Graças, enfermeira que coordena o posto, falou sobre a missão que terá à frente da unidade. “Estamos aqui para promover a saúde e estreitar o vínculo com os nossos cadastrados. Teremos serviços como verificação de pressão, vacinação, sala de curativos, sala de vacinação, consultório odontológico e uma equipe completamente preparada. Estaremos aqui de 8h às 17h, para prestar o melhor atendimento para a população de Bambuí”, finalizou.

 

 

 

A equipe da unidade, na foto de Michel Monteiro com o prefeito Fabiano Horta,  é composta por 11 profissionais dentre médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, agentes comunitários de saúde. Hoje, o município conta com 24 equipes de Saúde da Família distribuídas por diversos bairros, como Inoã, Cordeirinho, Mumbuca, dentre outras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino