Maricá faz parceria com a Itália para estimular o desenvolvimento econômico

O prefeito Fabiano Horta (pt) e o diretor geral do Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália, Amadeo Teti, assinaram nesta sexta-feira (11) o Memorando de Entendimento, cujo o objetivo é o de estimular o desenvolvimento econômico e produtivos das empresas italianas em Maricá, utilizando também empresas de tecnologias e materiais italianos. A solenidade aconteceu na Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho, e contou a presença de representantes do governo municipal. Ao final da cerimônia, o prefeito fez uma leitura das cláusulas do documento

fotos Ascom/PMM

Amadeo Teti e Fabiano Horta assinam a parceria Itália-Maricá

De acordo com Fabiano Horta, a assinatura do protocolo representa estreitar oficialmente as relações entre Maricá e Itália. “A partir disso é poder discutir e construir caminhos de toda a dimensão social e econômica, que possa ser de interesse comum entre a cidade de Maricá e a Itália. Isso abre uma janela grande de oportunidades para o município, inclusive de parcerias sendo montadas de financiamentos italianos sobre projetos da cidade. A Itália enxergou uma potência turística muito grande e nós precisamos fazer o desenvolvimento disso”, discursou Fabiano Horta.

Mais cedo, o diretor geral do Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália, Amadeo Teti, conheceu com sua comitiva o hospital municipal , que está sendo construído na Rodovia Amaral Peixoto, em São José do Imbassaí, e já se encontra em fase final de acabamentos em sua estrutura. Durante a visita, o ministro sinalizou a possibilidade de intercâmbio entre os profissionais de saúde de Maricá e da Itália.

“Eu gostaria que no desenvolvimento de Maricá ficasse um pouco dos gostos e características da Itália. Nós não temos somente interesses econômicos, mas também os sociais. Agora, nesta visita que fiz ao hospital , pude entender este viés da cidade de se interessar no crescimento social”, afirmou Amadeo.

O presidente da DTA, empresa investidora e responsável pelo empreendimento Terminal de Ponta Negra (TPN), João Acácio Neto, avaliou como produtiva a nova iniciativa da Prefeitura em firmar uma parceria com um país que tem um grande potencial de crescimento.

“Eu acho que a prefeitura está enxergando uma parceria estratégica com um país que é o berço da tecnologia, do desenvolvimento, do design, da qualidade e da inovação. Não se questiona o modelo de desenvolvimento que existe na Itália e tem reconhecimento mundial. Então, eu acho muito produtivo. Isso deve gerar aqui um movimento industrial de investimento”, destacou o empresário, que participou da solenidade.

Além da comitiva italiana, estiveram presentes na cerimônia os secretários Márcio Leite (Administração), Alan Novais (Desenvolvimento Econômico), Sérgio Mesquita (Comunicação, Ciência e Tecnologia) e Igor Sardinha (Indústria e Portuária).