Detran: ação em Copacabana inaugura Operação Maio Amarelo

06.05.2018

Equipes do Detran e da Lei Seca abordaram 167 motoristas,

para alertar sobre a importância de um trânsito mais seguro

A praia de Copacabana foi o cenário da primeira ação de conscientização para a segurança no trânsito pela campanha Maio Amarelo. Nesta sexta-feira (05), técnicos do Detran e agentes da Lei Seca realizaram a primeira das 15 blitzes educativas programadas para o Maio Amarelo. A ação ocorreu na esquina da Avenida Atlântica com a rua Pinto de Figueiredo e alertou a população sobre o alto índice de mortes e feridos em acidentes registrados no estado.

 

O Detran montou uma estrutura com balões semelhantes aos usados pela Operação Lei Seca. Os veículos foram abordados para que os técnicos pudessem conscientizar os motoristas sobre um trânsito mais seguro. Foram distribuídos materiais educativos e fitas amarelas. Ao todo, 167 motoristas foram abordados e conscientizados.

 

 

                                                        foto Manoella Mello

 

 Outras quatro operações estão programadas para esta semana. Amanhã, segunda-feira (07), a Operação Maio Amarelo vai estar na Barra da Tijuca, na Avenida Lú​cio Costa. Na quarta-feira (09), os técnicos vão fazer a  conscientização na Praia de Icaraí, em Niterói. Na quinta-feira (10), a ação estará em Jacarepaguá (rua Arrozes) e, na sexta-feira(11), em Petrópolis, na Praça São Pedro.

 

Nos últimos anos, o número de acidente está em queda no estado do Rio de Janeiro. Em 2016, foram 26.404 acidentes com vítimas. Em 2017, houve uma queda de 22,2%, com 20.535 acidentes, uma média de 1.711 acidentes por mês. O número total de vítimas também caiu de 38.266 para 31.006, 19%. Também houve queda (20,5%) na quantidade de pessoas feridas: 36.364 para 28.885.

 

Motoristas abraçam a causa do Maio Amarelo

 

O motociclista Renato Rocha usa o veiculo para se deslocar entre a casa e o trabalho. Ao ser abordado, fez questão de já sair com a fita amarela presa na blusa. “Tem que aderir. Para o motociclista, qualquer queda é fatal. Esse tipo de campanha é uma boa ideia”, disse Renato.

 

O motorista Rodrigo Eugênio Machado Rodrigues não conhecia a campanha Maio Amarelo, e, ao ser informado, apoiou com entusiasmo. “A educação no trânsito é muito importante, está faltando atenção nas ruas”.

 

Para o técnico em eletrônica Carlos Augusto Sott, as pessoas estão muito nervosas no trânsito e há muita imprudência. “Há pouco vi uma pessoa sendo multada por estar sem cinto. É uma coisa tão fácil de colocar e não incomoda. E o pior é que, às vezes, as pessoas morrem por isso”, alertou.

 

Atenção e cuidado também foram destacados pela agente da Lei Seca Daniele Fernandes da Costa. “Se cada um fizer um pouquinho, o trânsito será mais seguro. Até mesmo os caronas podem ajudar, alertando os motoristas”, concluiu.

 

A operação Maio Amarelo estará em cinco bairros da cidade do Rio de Janeiro: Copacabana, Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Campo Grande e Tijuca. Além de outras sete cidades: Niterói, Petrópolis, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Maricá e São Gonçalo.

 

Em apoio ao movimento Maio Amarelo, o prédio da Detran-RJ, na Avenida Presidente Vargas, e o Palácio Guanabara, sede do governo do estado, em Laranjeiras, ficarão iluminados de amarelo durante todo o mês de maio.

Maio Amarelo – Nós somos o trânsito

 

 

O movimento Maio Amarelo tem o objetivo de chamar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, e é realizado há cinco anos em 27 países dos cinco continentes. Diversas ações coordenadas entre o poder público e sociedade civil acontecem em todo o país e colocam em pauta o tema da segurança no trânsito.

 

Este ano o tema da campanha é “Nós somos o trânsito”. A meta é mostrar que o trânsito é muito mais do que veículos, barulho e congestionamento. O trânsito é feito de pessoas. E são essas pessoas que cometem imprudências e que também são as vítimas dos acidentes.

 

 Blitzes - Operação Maio Amarelo

1 – Copacabana – 04 de maio (realizado)

 

2 – Barra da Tijuca – 07 de maio

 

3 – Niterói – 09 de maio

 

4 – Jacarepaguá – 10 de maio

 

5 – Petrópolis – 11 de maio

 

6 – Campo Grande – 15 de maio

 

7 – Barra da Tijuca – 16 de maio

 

8 – Nova Iguaçu – 17 de maio

 

9 – Nova Friburgo – 18 de maio

 

10 – Duque de Caxias – 21 de maio

 

11 – Maricá – 22 de maio

 

12 – São Gonçalo – 23 de maio

 

13 – Barra da Tijuca – 25 de maio

 

14 – Jacarepaguá – 28 de maio

 

15 – Tijuca – 29 de maio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino