Seminário: Franklin Martins dá aula de comunicação social em Maricá

Apesar de ser uma sexta-feira (27) a noite, véspera de um fim de semana com o feriadão de 1º de Maio na terça-feira, valeu a pena participar da abertura do seminário "Desafios da Comunicação nos Governos Progressistas" no Cinema Público Municipal de Maricá que ficou praticamente lotado. O evento prosseguiu neste sábado (28)

fotos Agência GBNEWS

Izabel Oliveira, Renata Mielli, Franklin Martins e Renato Rovai foram os palestrantes

O primeiro palestrante foi o jornalista experiente e ex-ministro da Secretaria de Comunicação do governo do presidente Lula. Franklin Martins foi direto no alvo afirmando que "a comunicação em governos progressistas é decisiva para que seja bem sucedido".

Dentro dos meus 45 anos de jornalismo, 20 deles dedicados a assessoria de imprensa de ministro, governador, prefeitos e secretários de estado, concluo que estava no caminho certo nas minhas decisões, conforme Franklin expôs em sua palestra: o assessorado tem que despachar diariamente com seu assessor para discutir a pauta do dia e se preparar para entrevistas em eventos; não deve fazer distinção entre grande, média e pequena mídia e muito menos privilegiar um determinado veículo de comunicação. Para ele, e eu concordo, uma andorinha só não faz verão e não é vantagem alguma para o governo, que acaba fechando as portas dos outros veículos de comunicação.

Para que o governo progressista tenha mais sucesso na divulgação de suas ações, segundo Franklin Martins, o presidente, governador ou prefeito tem que ter um porta voz - caso o titular não possa falar com a imprensa - para que o discurso seja uniforme. "No fim do evento, a autoridade deve se reunir com a imprensa para uma entrevista coletiva e não sair andando com os jornalistas atrás fazendo perguntas", afirmou Franklin Martins, colaborador do presidente Lula, que no início da gestão teve poucos encontros com a imprensa, mas chegou nos últimos anos, graças as iniciativas da Comunicação Social, com a marca de quase 300 entrevistas/ano, mostrando a população, com sucesso, as ações desenvolvidas pelo seu governo.

O evento foi promovido pelo Centro de Estudos Barão de Itararé com apoio da Prefeitura de Maricá através da sua Coordenadoria de Comunicação Social. Também foram palestrantes a coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Renata Mielli; o editor da Revista Fórum, Renato Rovai; e a coordenadora de Comunicação de Maricá, Izabel Oliveira, que falou do bom relacionamento da prefeitura com a imprensa local. A mesa foi mediada pelo presidente do Barão de Itararé, Altamiro Borges.

Prestigiaram o evento, representantes dos principais veículos de comunicação de Maricá, escritores, professores da área de comunicação e blogueiros.

Sugiro que a Coordenadoria de Comunicação Social de Maricá edite o vídeo com a palestra de Franklin Martins para exibi-lo num encontro interno com o prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, presidentes de fundações e autarquias e vereadores. Será muito proveitoso para a atual administração municipal que vem transformando a cidade numa referência estadual.