Niterói ganha Plataforma Digital na Engenhoca

13.04.2018

A Prefeitura de Niterói entregou à população a Plataforma Digital Eduardo Fabiano Maia Gouvêa, no Largo de São Jorge, na Engenhoca, Zona Norte da cidade. Projeto compartilhado entre as secretarias municipais de Educação, Ciência e Tecnologia e de Projetos Estratégicos e Inovação, a unidade conta com telecentro (espaço de universalização digital e de acesso à internet), midiateca (sala de jogos interativos e educacionais), estúdio de áudio, cinema comunitário para exposição de filmes, shows e outras atividades educacionais e de entretenimento 

 

                                                                                                                    fotos Luciana Carneiro

                                   Prefeito Rodrigo Neves inaugura a Plataforma Digital na Engenhoca

 

Presente à solenidade, o prefeito Rodrigo Neves (PDT) disse que, além de cursos na área de tecnologia para os jovens de toda a cidade, o prédio da Plataforma Digital, com design moderno, será uma referência na Engenhoca e transformará em ponto turístico no bairro.

 

“A Plataforma Digital vai transformar a vida de muitos jovens com seus cursos e atividades culturais. A nossa sociedade hoje é a sociedade do conhecimento, da inovação e da criatividade. Por isso é importante a gente criar oportunidade de inclusão produtiva da nossa juventude. Aqui os alunos estarão todos os dias convivendo com esse ambiente de inovação, que é a proposta da Plataforma Digital”, disse o prefeito.

 

A prefeitura investiu cerca de R$ 4 milhões na construção da Plataforma Digital. Além do design moderno, o espaço interno do prédio foi ocupado tendo a funcionalidade como prioridade. Logo do hall de entrada se tem uma visão do salão que será usado para os cursos, em conceito aberto, permitindo total interação entre alunos e professores, com o uso de equipamentos de última geração.

 

Uma das inovações da Plataforma Digital será o uso da realidade virtual como instrumento de apoio didático. Para isso, o local contará com quatro equipamentos URV (Unidade de Realidade Virtual), que serão usados pelos alunos durante os cursos e em atividades de lazer.

 

Foram disponibilizadas 270 vagas para as primeiras turmas dos oito cursos de capacitações gratuitas: Informática Básica I, Informática Básica I - Processamento de Textos, Introdução à Programação para Jovens, Introdução à Robótica com Lego, Introdução à Rede de Computadores, Desenvolvimento de Jogos: Módulo I, Fotografia e Inglês Básico. A aulas começam na segunda-feira (16/04). Até lá, a Plataforma Digital estará aberta à visitação para que todos os moradores possam conhecer o novo equipamento da prefeitura.

 

A Plataforma Digital recebeu o nome de Eduardo Fabiano Maia Gouvêa, uma homenagem ao ex-presidente da Federação das Associações de Moradores de Niterói (Fanit). Esta foi a segunda plataforma digital inaugurada pela atual administração municipal. A primeira funciona no MACquinho, no Morro do Palácio, na Boa Viagem.

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino