São Francisco e Charitas cobram mais segurança à PM

Em duas reuniões, com o subcomandante e com o comandante do 12º BPM, moradores de São Francisco e Charitas, em Niterói, não tiveram muitos avanços para a melhoria do policiamento ostensivo nos dois bairros da Zona Sul de Niterói. Eles decidiram fazer um abaixo-assinado para pedir ao prefeito Rodrigo Neves (PDT) que amplie para São Francisco e Charitas o programa Niterói Presente, que já foi levado a outros bairros da Zona Sul da Cidade

 

                                                                                                                                    fotos divulgação

 A manutenção de um ponto-base da PM junto à cabine de policiamento integrado (PM e Guarda Municipal) na Avenida Rui Barbosa, junto ao prédio da CEF, foi a única medida efetiva anunciada pela PM para melhorar o policiamento nos dois bairros. Os dois oficiais não informaram o destino das duas motocicletas que os comerciantes do Pólo Gastronômico doaram ao 12º BPM para melhorar o policiamento em São Francisco e Charitas. Segundo o coronel Márcio Rocha, comandante do batalhão, 35% da frota da unidade está na oficina:

 

-- Posso garantir que a situação estará bem melhor até o final do ano. Há previsão de chegada de novas viaturas ainda em abril e mais investimentos ao longo do ano, conforme anúncio do interventor na segurança pública do Rio. Reativamos a oficina do batalhão, temos uma boa parceria com a prefeitura e breve estarão nas ruas 15 novas viaturas que chegaram graças ao convênio firmado com o município. Precisamos ser otimistas – disse o coronel Rocha ao se despedir da líder do Centro Comunitário de São Francisco, Marinice Machado.

 

Antes do encontro com o coronel Rocha, seu subcomandante, tenente-coronel Marçal, se encontrou com os moradores do condomínio Chácara, em Charitas, que tem acesso pela Rua Maria Vitória e pela via que liga a Praça Dom Orione ao Parque da Cidade. Moradores do condomínio, um dos maiores de Charitas, já foram alvos de assaltos. No encontro, foi decidido o aumento da instalação de câmeras, contratação de segurança particular e envio de ofício à prefeitura para melhorar a iluminação e segurança (com guarda municipal) da Praça Dom Orione:

 

-- São Francisco e Charitas ficam entre as comunidades do Preventório, Grota e Igrejinha e sofreram impacto com o aumento do número de veículos com a abertura do túnel Charitas-Cafubá. Os moradores querem melhoria no policiamento ostensivo para acabar com a sensação de insegurança e inibir os delitos nas ruas dos dois bairros. As duas reuniões foram produtivas e outras vão acontecer com o capitão Diego, que comanda o policiamento na área – disse o vereador Leandro Portugal, que agendou e participou dos dois encontros.

 

Marinice Machado lamentou a transferência para o Badu da companhia da PM que funcionava em São Francisco. Ela disse que os moradores e comerciantes estão vulneráveis com a ausência do policiamento ostensivo. Poucas horas após o encontro com o comandante da PM, aconteceu um assalto na esquina das Ruas Tupiniquins com Tapuias:

 

 -- O deslocamento da viatura da PM do Badu até São Francisco e Charitas é muito demorado. Foi um avanço a decisão do comandante de manter esta viatura na cabine da Rui Barbosa.  Este longo deslocamento dificulta a repressão aos crimes – comentou Marinice Machado.

 

Um dos representantes da União dos Síndicos de Charitas, Leonardo Fonte também reclamou da falta de policiamento na orla de Charitas e nas ruas internas. Segundo ele, os síndicos estão unidos com os moradores de Charitas na luta para que o Niterói Presente chegue aos dois bairros.

 

-- O fato de as estatísticas não revelarem uma grande incidência criminal em São Francisco e Charitas não justifica a ausência de policiamento ostensivo. O túnel trouxe um volume incrível de carros para os dois bairros, que viraram rota de fuga. Temos muitos prédios, residências vulneráveis e um grande pólo gastronômico que precisam de segurança. Vamos lutar para fortalecer as entidades e ter o Niterói Presente nos dois bairros – afirmou.

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino