Lagoa de Araruama: prefeita de Iguaba só procura Prolagos após denúncia

Parece que alguma coisa será feita para salvar a Lagoa de Araruama, um dos mais belos cartões postais da Região dos Lagos, que vem sendo vítima de crime ambiental, graças ao descaso do poder público que não vinha cobrando ações da empresa responsável pelo saneamento básico de vários municípios da região. A prefeita de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães (PP), decidiu se reunir com dirigentes da Prolagos, empresa da Aegea Saneamento - após  reportagem da TV Copacabana, que  mostrou a situação crítica em que se encontra a lagoa

 

 Segundo moradores de Iguaba Grande, o esgoto é despejado no Rio Salgado e as bombas não têm capacidade para retirar os dejetos mais pesados que vão para o fundo. Com as chuvas fortes e comportas abertas, a água poluída vai direto para a Lagoa de Araruama, levando toda a lama de esgoto causando o impacto ambiental.

 

"O cheiro aqui é insuportável. Os peixes entravam no Rio Salgado para desovar, mas com as comportas abertas isso não é possível. A poluição está acabando com a lagoa,  afastando os turistas, prejudicando o comércio, principalmente os restaurantes porque ninguém consegue comer com esses cheiro insuportável", disse na reportagem da TV Copacabana,  um morador da região que com uma enxada retirava a lama de esgoto para mostrar aos telespectadores.

 

Diante dessa denúncia, a prefeita Grasiella Magalhães, que está no segundo mandato e que nada tinha feito até agora para salvar a Lagoa de Araruama, rapidamente se reuniu com o presidente da concessionária, Carlos Roma. Ela cobrou soluções para o problema do lançamento de esgoto na Laguna, que ocorre com a abertura da comporta em dias de fortes chuvas.

 

Carlos Roma disse que emergencialmente será feita uma limpeza na saída do Rio Salgado e que a Prolagos vai elaborar  projeto para a construção de um cinturão coletor em torno do rio.

 

A concessionária Prolagos que nunca foi advertida e muito menos multada pela prefeitura,  é responsável pelo saneamento básico dos municípios de Cabo Frio, Búzios, Iguaba Grande,  Arraial do Cabo  e São Pedro da Aldeia.

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino