top of page

Lei Seca reforça ações de fiscalização no interior

Objetivo é a redução do índice de motoristas dirigindo alcoolizados

fotos Paulo Vitor

Com bons resultados alcançados e comemorando nove anos de atuação em março, a Operação Lei Seca intensificará as ações no interior do estado em 2018. O objetivo é a redução do índice de motoristas dirigindo alcoolizados. Segundo estudo da operação, especificamente sobre a região, o percentual de condutores abordados nos municípios do interior do estado em 2017 que estavam embriagados foi de 9,7%, mais que o dobro do indicador da capital, que é de 4,2%.

– Olhando os números dos nove anos de atuação da Operação Lei Seca, verificamos que houve uma redução significativa na capital e na Região Metropolitana, no índice de motoristas que são flagrados dirigindo sobre os efeitos do álcool. O interior ainda não vive essa realidade. Por isso, nosso grande objetivo é intensificar as ações de educação e fiscalização, para que a população do interior também mude seu comportamento – disse o tenente-coronel Marco Andrade, coordenador-geral da Operação Lei Seca.

A ação, iniciada em janeiro, já conta com 44 operações no interior fluminense. Até o momento, 4.970 veículos já foram abordados e 535 motoristas acusaram embriaguez no teste realizado. A operação já soma 1.607 multas, 227 automóveis rebocados e 444 carteiras de habilitação recolhidas. Nesta primeira fase, a fiscalização concentrou seus esforços nas regiões litorâneas. Paraty, Angra, Mangaratiba e Região dos Lagos foram os principais alvos. Os próximos municípios alcançados serão do Médio Paraíba e da Serra.

– Nós começamos no período de verão com ações, principalmente na Região dos Lagos e no Norte Fluminense. Nesse primeiro momento buscamos cobrir, em função das férias escolares, os locais com maior demanda, que são as regiões litorâneas – explicou o coordenador da operação.

bottom of page