Equipes da prefeitura da Cidade Imperial - 120 homens - estiveram nas ruas neste sábado à noite (03) para limpeza, desobstrução de vias, controle do trânsito e vistorias em imóveis. As equipes em campo eram da Defesa Civil, SSOP, Comdep, Obras e CPTrans. O prefeito Bernardo Rossi (MDB) determinou que toda a força de trabalho possível seja usada para restabelecer principalmente a circulação de ônibus, garantindo a segurança dos usuários, além de atuar no sentido de restabelecer o trânsito de imediato nas vias afetadas
fotos divulgação
O índice de chuva permanece alto na cidade e chega a ser 138% maior do que no ano passado no mesmo período, fevereiro. A previsão é de chuvas fortes na cidade até meados de abril. Nas últimas 24 horas, o maior índice pluviométrico foi registrado na 24 de Maio, onde choveu 82 milímetros. No mesmo período, no Vila Felipe, foram 70 milímetros.
A Comdep e a Secretaria de Obras mobilizaram 60 funcionários para o trabalho de limpeza e desobstrução no Morin, Rua Casemiro de Abreu, Corrêas, Nogueira, Cascatinha, Caxambu e Bairro Esperança. O trabalho conta com o apoio de três máquinas e dois caminhões para remoção de lama das ruas.
Controle por pluviômetros e sirenes de alerta
Os números são registrados pelos pluviômetros da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias que estão acoplados às sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Em todo o município são 20 equipamentos instalados em 12 comunidades: Gentio, Vale do Cuiabá, 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe.
Na tarde deste sábado, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias registrou deslizamentos de terra que atingiram vias e casas no Quissamã, Alto da Serra, Caxambu, Castrioto, Floresta e Morin. Não há vítimas e desalojados estão em casas de parentes. A Defesa Civil está em estágio de atenção
Em caso de qualquer sinal de instabilidade no imóvel ou terreno, o morador deve ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva à Defesa Civil. A ligação e o serviço são gratuitos.
Operações de ônibus sofrem alterações
As equipes da PMP trabalham na limpeza, desobstrução e conserto das ruas para que as linhas de ônibus que não estão circulando voltem a operar. Segundo a Turb, por conta do alagamento em Corrêas, todas as linhas que atendem o terminal ficaram sem circular, além das linhas 700 – Terminal Itaipava e as executivas, que não estão operando desde as 17h55 deste sábado. De acordo com a empresa, apenas a linha 600 - Terminal Corrêas – Centro, voltou a operar às 20h50.
A empresa Petro Ita informa que as linhas 470 – Santa Isabel e 464 - Roncoroni não operaram nas duas localidades. A linha 462 - Pedro Ivo está circulando, mas e parando antes do ponto final também por conta de uma barreira que caiu na região. Toda a operação sofreu atrasos porque vários trechos ficaram alagados, como Alto da Serra e Coronel Veiga.
De acordo com a Cidade das Hortênsias, as linhas 305 - Aristides Ladeira, 306 e 323 - Bairro Esperança, 303 - Bela Vista, 325 - Alto Bela Vista, 317 - Gregório Cruzick e 321 - Alto Alcobacinha não estão operando. A empresa ainda não deu previsão de retorno para essas linhas.
As linhas 300 – Terminal Corrêas e 330 - Terminal Corrêas, via Pedro Elmer voltaram a operar às 20h30. Porém, a empresa destaca que a 330 não está passando pela Pedro Elmer. Os ônibus da linha estão circulando pela Rua Bernardo Proença.
Já as linhas 310 - Spartaco Banal e 319 - Rodolfo Alberto Pires, que teve interrupção na operação, mas já foi normalizada.