Passeios de charrete em Petrópolis podem acabar


A exemplo da Ilha de Paquetá que tinha passeios turísticos com charretes e que foram substituídas por carrinhos elétricos, os visitantes da Cidade Imperial também poderão ficar sem esse tipo de transporte. A decisão ficará à cargo dos eleitores de Petrópolis, que participarão de um plebiscito no dia da eleição para presidente da república, governador, senador e deputados estaduais e federais.

O presidente do TRE-RJ, desembargador Carlos Eduardo da Fonseca Passos, determinou que o plebiscito sobre o uso de tração animal em passeios turísticosd em Petrópolis, convocado pela Câmara de Vereadores de Petrópolis, deverá ser realizado juntamente com o primeiro turno do pleito de 2018, conforme previsto no art. 4º da Resolução TSE nº 23.385/12, "por melhor se alinhar às diretrizes de responsabilidade financeira por parte da Administração Pública".


A Lei 9.709/98, que regulamenta o plebiscito, referendo e a iniciativa popular, prevê que, se aprovado ato convocatório de plebiscito ou referendo, caberá à Justiça Eleitoral fixar a data da consulta popular.