Começam as aulas na nova escola em Inoã que leva o nome da mulher de Lula

24.02.2018

Para não prejudicar o ano letivo dos alunos da nova escola municipal Marisa Letícia Lula da Silva, no bairro Chácara de Inoã, que será inaugurada oficialmente em 13 de março, as aulas começaram na quarta-feira (21). A secretária de Educação Adriana Luíza da Costa esteve em todas as salas para dar boas vindas aos alunos e aproveitou para realizar o plantio da primeira muda de árvore no pátio da escola, junto com a turma do 2º ano.  A rede de ensino público municipal de Maricá conta agora com 60 unidades.  Ao todo, cerca de 20,8 mil  crianças estão matriculadas na rede este ano

 

                                                                                                                                  fotos divulgação

Para a secretária é imprescindível atuar, por meio da educação, trabalhando valores como cidadania dentro de uma comunidade carente. “Buscamos incansavelmente resgatar valores essenciais ao indivíduo e reconstruir as famílias e sabemos que a educação é um dos melhores caminhos para isso”, declarou a secretária. Adriana pediu aos alunos que cuidem com carinho do novo espaço, que está em fase final de construção, faltando apenas a conclusão do ginásio poliesportivo. “Essa escola foi feita para vocês. Queremos que tenham vontade de vir para cá e aproveitar cada espaço dedicado ao ensino, convivência e lazer”, acrescentou.

 

Com 2.500m2 de área construída, a nova unidade é um investimento do município de R$ 4,8 milhões, sendo aproximadamente R$ 4,3 milhões em recursos próprios provenientes de royalties de petróleo. A escola possui 20 salas de aula divididas em dois andares, salas multiuso, biblioteca, laboratório de informática e quadra poliesportiva. Com a proposta de receber estudantes oriundos da escola Professor Robson Mendonça Lou,  os alunos do quarto ano das escolas municipais Vereador Aniceto Elias e Professor Darcy Ribeiro e crianças da comunidade de Inoã, a unidade tem capacidade para 1.200 alunos distribuídos em 34 turmas (17 turmas no turno da manhã e as outras 17, no turno da tarde).

 

Os alunos ficaram admirados com a estrutura da nova unidade escolar. Mateus Lima, de 11 anos, era aluno da E. M. Vereador Aniceto Elias, e conheceu sua nova escola. “Adorei muito mesmo. Tem mais espaço para estudar e para brincar. Uma das coisas que mais chamou a atenção foi que minha turma é no segundo andar e o tamanho das salas é grande”, destacou o aluno do 4º ano, que sonha em se tornar bombeiro para poder salvar vidas. Outro aluno, Robert Marques, de 11 anos, disse estar encantado com a nova escola. “É uma maravilha o que estão fazendo com a gente. Dá vontade até de morar aqui. Estou adorando tudo”. Já com sonho de ser advogada, Wanessa Barbosa, de 11 anos, quer aproveitar para estudar muito. “Quero ler todos os livros da biblioteca porque quero ser muito inteligente”, frisou a aluna.

 

Para a diretora geral da unidade, Lorimar de Cássia Dornellas, um dos maiores desafios é levar o ensino em tempo integral para todos os alunos da escola. “Estamos atendendo na integralidade 200 alunos do 4º e do 5º ano, mas, em breve serão todos”, declarou. Com experiência de cinco anos à frente da direção da escola Vereador Aniceto Elias, Lorimar reconhece a importância da implantação de uma unidade escolar para a comunidade de Chácara de Inoã.  “Esse espaço é um presente para os moradores daqui. Eles abraçaram a ideia, adoraram cada detalhe que foi pensado. Assim como nós profissionais, os pais estão maravilhados”, concluiu.

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino