Detran capacita orientadores de trânsito de Maricá

20.02.2018

Já estão sendo capacitados cerca de 100 orientadores de trânsito (agentes de tráfego) que atuam na fiscalização, operação e monitoramento das vias de Maricá, graças a parceria envolvendo a Prefeitura e o DETRAN

                                                                                                                                          foto Elsson Campos

 De acordo com o assistente técnico de trânsito do Detran, José Batista de Carvalho, o curso realizado na Casa Digital (Centro) demonstra a preocupação da administração pública com o ordenamento da cidade.

 

“Apesar de disponibilizarmos esta capacitação para todos, a maior parte dos municípios não sinaliza interesse ou disponibilidade das pessoas para fazer. É preciso que todos reconheçam a função do agente de tráfego, onde este profissional está bem instruído, certamente o trânsito flui”, disse Batista.

 

Para melhor aprendizagem, as aulas foram divididas em três dias (20, 22 e 27 de fevereiro).

 

“Essa divisão foi feita para que todos os orientadores possam ser contemplados, não esquecendo do serviço na rua. Enquanto uma parte do efetivo está na rua, a outra está em sala de aula. O curso visa capacitá-los a nível operacional e legal dentro da função”, explicou a inspetora de Trânsito Liana Borges.

 

Atuando na cidade desde janeiro, a aluna Cleuza Nascimento considerou a iniciativa positiva para todos.

 

“Trabalhar com o público é sempre complicado e em muitas situações requer respaldo. O que estamos aprendendo aqui ajuda a orientar melhor as pessoas e a basear nossas ações na lei”, afirmou.

 

Coordenadora de Educação para o Trânsito, Raquel Lima enfatizou os programas realizados constantemente pela secretaria, ressaltando que mesmo em situações em que são confrontados, os agentes precisam manter o equilíbrio.

 

“Nós precisamos dar exemplo e respeitar as pessoas, ainda que elas tentem nos ofender. A ideia é usar da educação como uma forma até de constranger as pessoas que queriam nos desmoralizar, queremos que as pessoas percebam que estão erradas, que nossa função é auxilia-las”, pontuou.

 

Orientador do trânsito desde o início do projeto, em novembro de 2017, o aluno Sarafá Werneck explicou que passou por um intenso treinamento para a função, com duração de oito dias.

 

“A nossa capacitação inicial foi muito importante, nos deu toda a base que precisávamos para começar a realizar o nosso trabalho. Mas os cursos são essenciais, porque servem para o nosso aperfeiçoamento”, afirmou Sarafá, lembrando também da instrução que receberam no último dia 07, no Cine Teatro Henfil.

 

“No último evento nós aprendemos sobre os pontos turísticos da cidade, rádio comunicação, postura, trânsito, entre outras coisas. Quanto mais capacitação tivermos, melhor vamos poder atuar no município”, finalizou.

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino