Rio sai do Estágio de Crise e entra no Estágio de Atenção

A cidade do Rio de Janeiro segue em Estágio de Atenção, pois ainda há impactos relacionados à chuva que caiu entre quarta-feira e a madrugada de quinta (14 e 15), como quedas de árvores e acúmulos de água. As equipes da Prefeitura do Rio continuam trabalhando nas ocorrências. Para esta sexta-feira (16), segundo o Centro de Operações Rio (COR), há previsão de pancadas de chuva no decorrer do dia

Conheça os três estágios operacionais da cidade


Atenção


O Rio estava em Estágio de Atenção desde 1h20 desta quarta (14) e entrou em Estágio de Crise à 0h25 desta quinta-feira (15), devido à atuação de núcleos de chuva forte a muito forte, associados à atuação de áreas de instabilidade. No entanto, às 5h30 de quinta-feira, houve o retorno para o Estágio de Atenção.


Veja o balanço de ocorrências e status pós-chuva desta sexta-feira:


- Total de árvores caídas: Mais de 1.300. Apenas na Ilha foram 182 árvores caídas. Estrada do Galeão está liberada.


- Total de ocorrências sobre mobilidade: 150 registradas e 51 pendências do COR. Entre as pendências estão: quedas de árvores, afundamentos de Pista, quedas de postes, quedas de estruturas de alvenaria, deslizamentos e alagamentos.


- Ocorrências da Assistência Social: 532 famílias atendidas, 388 colchões solicitados, 1.030 litros de água.


- Alagamentos pendentes: 2 - Comunidade do Magarça e Comunidade do Rio das Pedras.


- Chamados registrados pela Defesa Civil municipal: Foram registradas no total de 770 ocorrências entre emergenciais e preventivas (do início da chuva do dia 14 até o presente momento.