Guarda Civil define esquema de segurança para o Petrópolis in Festival

Serão mobilizados 10 agentes para patrulhar os quatro dias do evento que

terá grandes atrações como Paulinho Moska e a Escola de Samba Mangueira

A Guarda Civil vai mobilizar 10 agentes por dia para o esquema de segurança do Petrópolis in Festival que começa nesta quinta-feira (25). Também serão utilizados dois cães para o patrulhamento do público que vai acompanhar os shows na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), no Centro. O trabalho dos agentes vai contar ainda com quatro viaturas.


Além dos agentes que vão trabalhar diretamente no esquema de segurança do evento, a Guarda Civil ainda conta com oito homens que fazem a orientação do trânsito no Centro Histórico, cinco que atuam no Posto Fixo da Praça da Liberdade e mais dois que fazem o patrulhamento na Rua Teresa. Em caso de necessidade, esses 15 guardas podem ser deslocados para a área do festival.

“Uma parte dos agentes que vai atuar durante o festival é o que serve a Ronda Escolar, que vem sendo usado nestas férias escolares para atender outros eventos e o turismo. Mais uma vez, o trabalho será feito para dar toda tranquilidade necessária para o público que vai acompanhar todos os shows”, explica o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni.


A base dos trabalhos da Guarda será a Rua da Imperatriz, onde serão estacionadas as viaturas. O patrulhamento começará com antecedência em relação ao início dos shows, se estendendo até o término das apresentações e dispersão do público. A expectativa é que 10 mil pessoas acompanhem os quatro dias do evento.

A abertura do Petrópolis in Festival será às 18h, com apresentação da banda Tokaia. Em seguida, às 20h, está marcado o show “Moska apresenta Zoombido”, de Paulinho Moska. Na sexta (26.01), a banda Gargamel Trio abre a noite, às 19h, com Cidade Negra fechando a programação, às 21h. No sábado (27.01), a programação começa às 15h com a Plataforma 16, seguido de Dudu King, Gus Monsanto, Leo Gandelman e o grande show do dia, com a banda Onze 20, às 22h. O último dia é dedicado ao samba, com uma roda do grupo Quintal do Pagodinho, às 14h, na Praça da Inconfidência, local onde será o encontro de blocos de carnaval da cidade. Taruíra, Grupo Magia e Pique Novo se apresentam na sequência, na Praça da Águia. O grande encerramento será um show especial da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, às 20h.


A Guarda Civil dá apoio a segurança de diversos eventos em toda cidade. Em 2017, foram 350 ordens de serviço para acompanhar eventos culturais, esportivos e religiosos organizados pelo município ou em espaços públicos.