Carnaval chegando e Procon autua 13 hotéis da Zona Sul do Rio

22.01.2018

Operação Esquentando os Tamborins vistoriou 16 estabelecimentos

 

                                                                                                                                                 fotos Procon

O Procon Estadual realizou uma nova etapa da Operação Esquentando os Tamborins nesta segunda-feira (22). Desta vez os fiscais estiveram em bairros da Zona Sul do Rio, como Flamengo, Glória e Botafogo. Foram fiscalizados 16 hotéis e, destes, 13 foram autuados. Foram descartados cerca de 18kg de alimentos impróprios ao consumo.

 

Uma das irregularidades mais frequentes foi a ausência de certificado de Corpo de Bombeiros. Oito dos 13 hotéis autuados não tinham o documento obrigatório. Oito hotéis também não disponibilizavam preservativos nos quartos, conforme determinam as Leis Estaduais 2.929/1998 e 4.364/2004.

 

O Hotel Inglês, localizado na Rua Silveira Martins, 20, Flamengo, foi um dos autuados. O estabelecimento não contava com quarto adaptado para portadores de necessidades especiais, não disponibilizava preservativos nos quartos, não dispunha de diversos cartazes obrigatórios e não apresentou, no momento da fiscalização, os documentos necessários ao seu funcionamento, como o alvará da prefeitura e os certificados do Corpo de Bombeiros, de potabilidade da água e de dedetização. Além disso, foram encontrados diversos problemas estruturais que permitiam a passagem de ratos e insetos.

 

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes hotéis: Metrópole Rio Hotel (Rua Santo Amaro, 11 – Gloria); Elegance Hotel (Rua Correa Dutra, 19 – Flamengo) e Hotel Diamond (Rua da Glória,  46 - Glória).

 

 

Balanço da Operação Esquentando os Tamborins:

 

1 - Plaza Spania Hotel (Rua Muniz Barreto, 544 - Botafogo): Ausência do cartaz do Disque 180 (violência contra a mulher), ausência do cartaz “Diga não ao turismo sexual”, ausência de ficha específica de identificação do menor, ausência de certificado do Corpo de Bombeiros e de dedetização, ausência de folheto explicativo da Aids e de preservativo nos quartos.

 

2 - Monte Castelo Hotel (Rua Cândido Mendes, 201 – Glória):

 

Ausência de quarto adaptado para portadores de necessidades especiais, ausência do certificado de potabilidade da água, ausência do certificado do Corpo de Bombeiros, ausência do Livro de Reclamações e do cartaz referente à disponibilização do mesmo, ausência da ficha específica de identificação  do menor, ausência de folheto explicativo de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST's), ausência de preservativos nos quartos, ausência do cartaz do Disque 180, ausência do cartaz “Diga não ao turismo sexual”, ausência da informação que a criança só pode ser hospedada com responsável.

 

3 - Hotel Novo Mundo (Praia do Flamengo, 20): Produtos fora da validade: 200g de patê de frango; 100g de azeitona; 200g de mistura de presunto; 200g de mistura de presunto e muçarela; 400g de blanquet de peru; 300g de bacon. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

 

4 - Argentina Hotel (Rua Cruz Lima, 30 – Flamengo):

 

Ausência do cartaz “Diga não ao turismo sexual”, ausência de cartaz do Disque 180. Produtos vencidos: 500g de molho sugo e 1kg e 200g de molho madeira. Produtos sem especificação de vencimento: 600g de salsicha e 400g de contra filé.

 

5 - Hotel Rondônia Palace (Rua Buarque de Macedo, 60 – Flamengo):

 

Cozinha com piso rachado, ralo sem fechamento e tela e lixeira sem pedal. Produtos sem especificação de vencimento: 400g de molho bolonhesa, 200g de macarrão, 100g de molho branco, 300g de champignon e 200g de queijos. Não há fornecimento de preservativos e folheto de DST´s.

 

6 - Golden Park Hotel (Rua do Russel,  374 - Glória):

 

Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do folheto explicativo de DST's a Aids. Ausência de ficha específica para identificação  do menor. Ausência do Cartaz do Disque 180. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do Livro de Reclamações e do respectivo cartaz. Ausência de preservativos nos quartos.

 

7 - Hotel Barão do Flamengo (Rua Barão do Flamengo, 36 – Flamengo):

 

Lixeira sem pedal. Ausência de quarto adaptado. Ausência do Livro de Reclamações.

 

8 - Hotel Caxambu (Rua Correa Dutra, 22 – Flamengo):

 

Ausência do cartaz do Disque 180. Ausência do cartaz “Diga não ao Turismo sexual”. Ausência do folheto explicativo de DST's. Ausência de preservativos nos quartos. Ausência da informação que a criança só pode ser hospedada com responsável. Ausência de quarto adaptado para portadores de necessidades especiais. Ausência de certificado de potabilidade da água e de certificado do Corpo de Bombeiros.

 

9 - Hotel Santos Dumont Prodigy (Praça Salgado Filho s/nº - Glória):

 

Ausência do cartaz do Disque 180. Ausência de tabela de preços das hospedagens. Ausência de ficha específica para identificação do menor. Ausência de folheto explicativo de DST's. Ausência de preservativos nos quartos. Havia 9kg e 900g de salsicha sem especificação de vencimento.

 

10 - Hotel Inglês (Rua Silveira Martins, 20 – Flamengo):

 

Ausência de quarto adaptado para portadores de necessidades especiais. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência da ficha específica de identificação do menor. Ausência de folheto explicativo de DST's. Ausência de preservativos nos quartos. Ausência do cartaz do Disque 180. Ausência do cartaz “Diga não ao Turismo sexual”. Ausência da informação que a criança só pode ser hospedada com responsável. Ausência do Livro de Reclamações e do cartaz referente à disponibilização do mesmo. Ausência do alvará de funcionamento e do certificado de dedetização. Problemas estruturais na cozinha: a tela de proteção na janela não é grudada na parede, deixando fresta para passagem de ratos e insetos. Ralos sem tela. Não há batente na porta da cozinha, facilitando a entrada de ratos e insetos.

 

11 - Hotel Regina (Rua Ferreira Viana, 29 – Flamengo):

 

Produtos vencidos: 300g de azeite, 200g de escondidinho, 200g de purê de batata. Produtos sem especificação de vencimento: 1kg e 600g de champignon; 209g de molho de tomate; 200g de molho pesto. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

 

12 - Hotel Beija Flor (Rua Ferreira Viana, 20 – Flamengo):

 

Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros e do certificado de potabilidade da água. Ausência de folhetos explicativos DST's e fornecimento de preservativos.

 

13 - Hotel Ferreira Viana (Rua Ferreira Viana, 58 – Flamengo):

 

Ausência de acessibilidade e quarto adaptado. Ausência de folhetos explicativos sobre as DST´s e preservativos apenas na recepção.

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino