top of page

Niterói ganha mais oito pontos de vacina contra febre amarela

Ao todo são 38 unidades no município.

Mais de 190 mil pessoas foram vacinadas só no ano passado.

Um macaco com febre amarela foi encontrado morto em Niterói

A partir desta quinta-feira (18), a população de Niterói conta com mais oito salas de vacinação contra febre amarela. Como medida de prevenção, a Fundação Municipal de Saúde de Niterói ampliou as salas de vacina e agora o município possui 38 pontos com a imunização. Só em 2017, o município aplicou mais de 190 mil doses da vacina. Já foram imunizadas 257.926 pessoas na cidade nos últimos 10 anos. A vacina está sendo aplicada de forma integral, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, para pessoas a partir dos 9 meses até os 59 anos de idade, conforme orientação do Ministério da Saúde. Gestantes, mulheres que estejam amamentando, bebês maiores de seis meses e menores de nove meses e idosos com mais de 60 anos devem passar por um profissional de saúde para avaliar a possibilidade de vacinação. A população de Niterói pode se vacinar em todas as policlínicas regionais do município (Centro, Santa Rosa, Fonseca, Largo da Batalha, Itaipu, Barreto e Engenhoca); na Policlínica Comunitária de Jurujuba; nas Clínicas Comunitárias da Família da Teixeira de Freitas, Ilha da Conceição, Badu e Várzea das Moças; nos módulos do Programa Médico de Família do Viçoso, Marítimos, Atalaia, Bernadino, Morro do Céu, Ititioca, Ponta da Areia, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Cantagalo, Sapê, Cafubá II e III, Maravista, Matapaca, Caramujo, Jonathas Botelho, Leopoldina e Maruí; nas Unidades Básicas de Santa Bárbara, do Baldeador, Piratininga, Centro, Engenhoca e Morro do Estado; e na Policlínica Naval de Niterói.


A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, alerta para importância da imunização e esclarece que o município não possui casos da doença. “É fundamental que a população procure as unidades de saúde para receber a vacina contra febre amarela. Embora o município não tenha apresentado casos da doença, estamos atentos e ampliamos mais uma vez as salas de imunização como forma de intensificação do trabalho de prevenção à febre amarela”, afirma a secretária. Desde o mês de março de 2017, quando os primeiros casos da doença surgiram no Estado do Rio de Janeiro, a prefeitura aumentou a oferta da vacina através da abertura de novas salas de imunização, solicitando novas remessas de vacina ao governo do estado.


Contraindicação – A vacina é contraindicada para pessoas com alergia a algum componente da vacina e alergia a ovos e derivados; pessoas com doença febril aguda, com comprometimento do estado geral de saúde; ou ainda pacientes com doenças que causam alterações no sistema de defesa (nascidas com a pessoa ou adquiridas), assim como terapias imunossupressoras – quimioterapia e doses elevadas de corticosteroides, por exemplo; indivíduos portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico ou com outras doenças autoimunes; pacientes que tenham apresentado doenças neurológicas de natureza desmielinizante (Síndrome de Guillain-Barré, ELA, entre outras) no período de seis semanas após a aplicação de dose anterior da vacina; pacientes transplantados de medula óssea; pacientes com histórico de doença do Timo; crianças menores de seis meses de idade; crianças menores de dois anos de idade que não tenham sido vacinadas contra febre amarela não devem receber as vacinas tríplice viral ou tetra viral junto com a vacina contra FA. O intervalo entre as vacinas deve ser de 30 dias.

A doença – A febre amarela é transmitida através da picada de mosquitos. Os sinais e sintomas mais comuns da doença são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (olhos e pele amarelados), problemas no fígado e nos rins, hemorragia e cansaço intenso. Postos de vacinação contra febre amarela em Niterói

Policlínica Regional Dr. Carlos Antônio da Silva Rua

Jansen de Mello s/nº – São Lourenço

Tel.: 2717-1426 e 2719-0050


Policlínica Regional Dr. Sérgio Arouca

Praça Vital Brazil s/nº – Santa Rosa

Tel.: 2711-2366


Policlínica Regional Dr. Guilherme Taylor March

Rua Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca

Tel.: 2626-4170


Policlínica Regional do Largo da Batalha

Dr. Francisco da Cruz Nunes Rua Ver.Armando Ferreira, 30 - Largo da Batalha

Tel.: 2616-3633 e 2710-7100


Policlínica Regional de Itaipu Assistente Social Maria Aparecida da Costa

Estrada do Engenho do Mato s/nº – Itaipu

Tel.: 2609-6368 e 2709-1579


Policlínica Regional da Engenhoca Dr. Renato Silva Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca

Tel.: 2628-8047 e 3603-8874


Policlínica Regional do Barreto João da Silva Vizella

Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto

Tel.: 2719-0141 – 2719-6861


Policlínica Comunitária de Jurujuba

Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº – Jurujuba

Tel.: 2704-9638 e 2704-9668


Médico de Família do Engenho do Mato

Estrada Irene Lopes Sodré s/nº – Engenho do Mato

Tel.: 2709-5222


PMF Cantagalo – Haidée Santamaria

Estrada Francisco Cruz Nunes s/nº – Cantagalo

Tel.: 2616-50l37


PMF Cafubá II – Ernesto Che Guevara

Rua Vereador Luiz Erthal, Lt. 05, Qd. 69 – Cafubá

Tel.: 2619-5268


PMF Cafubá III – Alberto Ricardo Hatin

Rua Manoel Pacheco de Carvalho 107 – Piratininga

Tel.: 2709-4374


PMF Maravista – Cte. Manoel Piñeiro Lozada

Rua Astor da Costa Menezes, S/Nº – Maravista

Tel.: 2709-0360


PMF Matapaca – Abelardo Ramirez

Rua Aurora Ribeiro, nº 5 – Pendotiba

Tel.: 2617-9269


PMF Badu

Av. Nelson de Oliveira e Silva, 63 – Badu

Tel.: 2718-2283


PMF Caramujo

Rodovia Amaral Peixoto, S/n, Baldeador

Tel.: 2625-946


PMF Sapê

Rua E, S/N, Sapê

Tel.: 97691-7231


PMF Jonathas Botelho

Trav.Jonathas Botelho, 133 – Cubango

Tel.: 2710-6367


PMF Leopoldina

Rua George Allan s/nº – Largo dos Barradas – Barreto

Tel.: 2624-0017


PMF Maruí

Rua Monsenhor Raeder, 151 – Barreto

Tel.: 3714-2173


Clínica Comunitária da Família de Várzea Das Moças

Dr. Tobias Tostes Machado Estrada Velha de Maricá s/nº – Várzea das Moças

Tel.: 3602-8057


Clínica Comunitária da Família da Teixeira de Freitas

Rua Teixeira de Freitas s/n – Fonseca

Tel.: 99775-3421


CCF Ilha da Conceição

Rua Jornalista Sardo Filho, 196 – Ilha da Conceição

Tel: 2620-6671


PMF Marítimos

Rua Machado S/N Barreto

Tel:3703-3265


PMF Viçoso

Estrada Viçoso Jardim S/N

Tel: 2618-8295


PMF Atalaia

Rua Padre José Euger S/N –Atalaia

Tel:2618-7616


UBS Baldeador – Deputado José Sally

Lot.Bento Pestana s/nº – Morro do Castro

Tel.: 2624-1224 e 2722-3761


PMF Bernadino

Rua Sá Barreto S/N –Fonseca

Tel:2721-7131


PMF Morro do Céu

Est. Viçoso Jardim 357- Caramujo

Tel: 99641-2165


UBS Piratininga – Dom Luiz Orione

Av. dos Pescadores – Lotes 2,3 e 4 – Piratininga

Tel.: 2618-2654


UBS Santa Bárbara – Adelino de Mendonça e Silva

Rua Jandira Pereira, 625 – Santa Bárbara

Tel: 2627-6303


PMF Ititioca

Rua Vila Costa Monteiro S/N- Ititioca

Tel: 2610-0852


PMF Ponta da Areia

Rua Coronel Miranda nº 18- Ponta d areia

Tel: 97198783


PMF Vila Ipiranga

Rua Tenente Ozório S/N –Fonseca

Tel: 2625-3821


UBS Centro

Rua Visconde de Uruguai, 531 – Centro

Tel.: 2620-8226


UBS Engenhoca

Rua Coronel Guimarães, 724 – Engenhoca

Tel.:2628-8656


UBS Morro do Estado

Rua Araujo Pimenta s/nº

Tel.: 2622-1010


Policlínica Naval (Marinha)

Rua Barão de Jaceguaí, 289 – Ponta da Areia

bottom of page