top of page

Maricá: ‘Rua dos Bancos’ já tem mão de direção invertida

A Rua Ribeiro de Almeida, mais conhecida como Rua dos Bancos, no Centro de Maricá, passou a operar em mão de direção invertida nesta quarta-feira (17)

A mudança já estava prevista no projeto de reformulação do trânsito desenvolvido pela Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito. O objetivo é oferecer uma opção de saída do município pela região central. “Agora temos uma via expressa de entrada na cidade, que é a Rua Barão de Inoã, e temos uma segunda via de saída, que é a ‘rua dos bancos’. Frisamos que o melhor acesso para a cidade é feito pela Mumbuca, passando pela Barão de Inoã ou pela Domicio da Gama. E a principal rota de saída passa a ser Rua Ribeiro de Almeida”, disse o engenheiro de trânsito Vítor Guimarães.


O freelancer Hélio Ricardo, de 48 anos, considerou a mudança positiva para comércio. “Com esta mudança, finalmente temos um centro comercial na cidade que irá receber público, já que agora passam mais de ônibus por aqui. Acho que o fluxo vai ficar bem melhor, mas vou aguardar a volta das férias para realmente saber como vai ficar”, disse.

A sinalização das vias está sendo alterada. Agentes de trânsito orientam motoristas e pedestres sobre as mudanças, placas aéreas foram colocadas na última terça-feira (16) e agora a pasta trabalha na sincronização dos semáforos. “É também uma questão de adaptação. Precisamos aguardar que as pessoas entendam as mudanças e se acostumem com elas”, afirmou Vítor.


De acordo com a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, o próximo passo será o alargamento das calçadas e a construção de ciclovias. A secretaria ainda aguarda a retirada do poste que ficou no meio da rotatória, implantada no encontro das ruas Abreu Sodré, Abreu Rangel e da Avenida Francisco Sabino da Costa. Um processo foi aberto na Enel.

bottom of page