Nova Praça do Barroco fica pronta para o carnaval e não há embargo da justiça

Equipes da Secretaria Municipal de Obras de Maricá continuam trabalhando para entregar a nova praça do Barroco, em Itaipuaçu, antes do carnaval, como quer o prefeito Fabiano Horta (PT). A área não está interditada pela justiça e nesta terça-feira (16) a banca de jornais instalada na praça há 30 anos, foi retirada para não atrapalhar os trabalhos, mas retornará brevemente. Já a imagem da padroeira da cidade foi mantida no local

fotos Agência GBNEWS

Na sexta-feira passada (12) funcionários da prefeitura sob o comando do secretário de Obras, Renato Machado, demoliram o antigo DPO do Barroco para construir um novo espaço de lazer. Rapidamente surgiram boatos de que a obra seria interditada pela justiça devido a um processo que rola desde 2011, mas ninguém soube informar os motivos.


O GBNEWS procurou a Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura que prontamente, como de hábito, se pronunciou sobre esse possível embargo judicial.


“A Prefeitura de Maricá informa que não há qualquer embargo referente a obra da nova área de convivência que está sendo construída no local onde funcionava o antigo DPO do Barroco, em Itaipuaçu. As equipes da Secretaria de Obras continuam trabalhando normalmente para a manutenção do cronograma e a possível entrega do novo equipamento antes do carnaval”.


A nova área de convivência terá arborização e paisagismo renovados, além de um parque com brinquedos para crianças, iluminação e barracas padronizadas para a feira de artesanato. Segundo o prefeito Horta, será o novo point de Itaipuaçu.


“A intenção é entregar à população do Barroco um novo espaço de lazer. Todo dia de manhã saímos com uma nova meta na prefeitura. O prefeito Fabiano Horta pediu que o espaço fique pronto antes do carnaval para a população aproveitar o novo local de convivência revitalizado a exemplo do que foi feito em Araçatiba”, disse Renato Machado. (foto reprodução)


Banca de jornais


Hoje (16) o GBNEWS acompanhou todo o trabalho de remoção da banca de jornais da praça que ficará provisoriamente, na Rua dos Lírios, próxima a praça.

“Aluguei essa banca tem um ano e vou renovar o contrato com a empresa Sol e Mar por mais um ano. Com essa remoção, fiquei com o prejuízo porque os sorvetes e chocolates derreteram, as bebidas também estragaram e como vou ficar afastado da praça certamente a venda de jornais e revistas vai diminuir. Mas, segundo a Sol e Mar, dentro de 30 dias voltarei para a praça onde no novo projeto a banca tem seu lugar garantido’, disse o jornaleiro Thiago Galucio Soares.



Empresa foi comunicada

“A Sol e Mar está atendendo uma solicitação da prefeitura e essa remoção da banca está por nossa conta. Ela será reformada e se Deus quiser estará de volta ao seu local de origem”, disse também ao GBNEWS, Yago Polizo, que durante todo o tempo ajudou na colocação da banca na plataforma do reboque juntamente com os funcionários contratados pela sua empresa para fazer a remoção do equipamento.




Imagem mantida no local

A banca de jornal da praça do Barroco durante quase 30 anos ficou sob a responsabilidade do casal de idosos Vitor e Fátima, que como ficou viúva, decidiu se aposentar e encerrar o aluguel com a Sol e Mar, empresa do ramo que tem outras bancas na cidade.


Quanto a imagem de Nossa Senhora do Amparo – padroeira de Maricá – foi preservada no local.