Petrópolis já colhe os frutos do Natal Imperial - que vão muito além de uma cidade bonita e enfeitada. A programação da festa, encerrada neste sábado (06), garantiu a injeção de R$ 220 milhões na economia do município, com restaurantes, hotéis e comércio lotados durante todo o mês de dezembro. A estimativa é de que mais de 330 mil pessoas tenham passado pelos 36 dias de festa, que contou com cerca de mil horas de programação, sendo mais de 120 eventos organizados pela prefeitura e 85 atividades promovidas pelo Sesc Quitandinha. Para este ano, a segunda edição da festa já está confirmada, entre os dias 30 de novembro e 6 de janeiro de 2019
Durante todo o período do Natal, as ruas, principalmente próximas aos locais de eventos, estiveram lotadas de turistas e moradores. Restaurantes e estacionamentos do Centro Histórico chegaram a relatar um crescimento de 50% no movimento em relação ao ano passado. Graças ao bem-sucedido projeto, os empresários comemoram um aumento nas vendas de 20%, se comparado ao mesmo período do ano passado. No ramo alimentício os números alcançam os 50%. Além disso, a rede hoteleira estima que tenha conseguido um crescimento de 30% no número de turistas em relação a 2016. Baixa temporada, a festa surpreendeu toda a rede.
“Conseguimos atingir os objetivos. Os números ficaram dentro da estimativa que fizemos anteriormente, foi muito positivo. O Natal trouxe diversos visitantes para a cidade, o que fez movimentar a economia, já que o turismo é uma das principais vertentes econômicas da nossa cidade”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.
Turismo comemora sucesso da festa
Termômetro do sucesso do Natal Imperial, os resultados da rede hoteleira mostraram disparado crescimento em relação ao mesmo período de 2016. Todos os fins de semana de dezembro do ano passado tiveram números superiores ao ano anterior. Destaque para a semana que antecedeu o Natal, quando hotéis e pousadas do Centro Histórico estiveram com 85,2% dos leitos ocupados, entre os dias 15 e 17. O número é mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2016, quando a taxa ficou em 42,1% no fim de semana de 16 a 18 de dezembro.
O reflexo do Natal foi sentido até no Réveillon. De sexta (30.12) a segunda-feira (01.01), a taxa média de ocupação nos hotéis e pousadas de toda a cidade chegou a 85,8%, superando em 28% os números do mesmo período do ano anterior, quando foi registrado 57,9% de ocupação na rede hoteleira.
“O Natal Imperial foi a confirmação de que Petrópolis foi e sempre será a cidade turística mais linda e visitada do Rio de Janeiro. Estamos trabalhando para fortalecer nossos eventos e agregar novos projetos, que irão concretizar nossa vocação turística. Com o turismo crescendo, acontece o que vimos no Natal Imperial: empresários do ramo hoteleiro, gastronômico, comércio, satisfeitos com o grande resultado obtido. E, além disso, toda a população animada com o resultado e apoiando esse movimento a favor de nossa cidade. Este foi o primeiro de muitos outros que virão ainda mais aprimorados”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.