Retomado o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica em Niterói

08.01.2018


Ação conta com adubo orgânico cedido por shopping da cidade

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) retomou as ações de plantio na cidade já na primeira semana de 2018. Este ano, com uma novidade: por meio do projeto Verdes Notáveis, foi firmada uma parceria entre o Município e o Plaza Shopping Niterói, que possibilitará o uso de adubo orgânico (resíduos orgânicos de restaurantes do empreendimento comercial), no plantio.

 

O bairro Pé Pequeno, na Zona Sul da cidade, foi o primeiro a receber a ação, que começou na sexta-feira (5). A região será beneficiada com 70 mudas adequadas ao meio urbano, de árvores como Sibipirunas e Pau Ferro, nas ruas Itaguaí, Itaocara, Mangaratiba e Miracema, entre outras.

 

“Através do projeto Verdes Notáveis, mais de 600 mudas foram plantadas na cidade em 2017. Iniciar 2018 com esta parceria será ótimo. Continuaremos avançando com as ações de plantio adequado, realizado após estudos e vistorias técnicas, que analisam as espécies apropriadas para cada local.  Na Rua Itaguaí, escolhemos o lado direito da via, uma vez não há fiação aérea, assim conseguimos plantar Sibipirunas, uma espécie de grande porte, nativa da Mata Atlântica, que crescerá oferecendo sombra aos moradores, sem causar problemas futuros de contato com o mobiliário urbano”, explica a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

Parceria – A Seconser receberá, em média, duas toneladas de composto orgânico, por mês, do shopping. Com a iniciativa, o empreendimento encontrou uma maneira de aproveitar os resíduos 100 % orgânicos de alguns restaurantes da área da expansão e da praça de alimentação, para que fossem destinados de maneira adequada, com uma iniciativa sustentável. O material passou por análise agronômica, que constatou que o adubo gerado é de ótima qualidade e enquadra-se como fertilizante orgânico “Classe A”, podendo ser utilizado com segurança em áreas verdes.

 

“O Plaza mantém uma parceria de longo prazo com a Prefeitura por meio de ações em comum, como a exposição Semana do Meio Ambiente, que já acontece há dois anos consecutivos com o apoio da Clin e da Secretaria de Meio Ambiente de Niterói. Agora, com a nossa participação no projeto Verdes Notáveis, estamos indo ao encontro de ações sustentáveis. E, também, estamos deixando nosso legado na cidade, contribuindo para o reflorestamento de Niterói”, orgulha-se a gerente de marketing, Sara Elydio.

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino