Búzios terá em breve atrativo religioso

Búzios está prestes a ganhar um novo atrativo turístico. O destino mais charmoso do litoral fluminense terá uma  Stupa, construção sagrada do budismo, nos moldes da  milenar Stupa de Borubudur,  na Ilha de Java, Indonésia.  A construção da Stupa Mandala Tassgi (Jardim do Amor de Grande Auspicio) é uma iniciativa do Buddha Dharma Meditation Center, grupo mundial de  praticantes e estudiosos do budismo, que tem um núcleo em Búzios

A Stupa é a representação simbólica da mente de Buddha. No seu interior ficam guardadas relíquias sagradas. A imagem da stupa de Borubudur na Indonésia foi idealizada pelo mestre tibetano Lama Gangchen Rinponche, líder espiritual do grupo.

 

-- Será um memorial da cultura de paz em Búzios.  É um local sagrado dedicado ao entendimento e a harmonia entre todas as tradições religiosas e espirituais. O bem estar da humanidade e ao estabelecimento da paz no Brasil e no mundo --  comentou uma das instrutoras de filosofia e pratica budistas do centro, Cris Paramita.

 

A comunidade já tem o terreno, que está localizado no bairro Baía Formosa, próximo à Fazenda Cunha Bueno, e  já está  captando recursos para a construção, que tem como responsáveis indicados pelo Lama,  Paolino Sanvito (diretor presidente), a engenheira Rosângela  M. Pinto, e a urbanista Isabela LOV.

 

Uma das curiosidades apontadas na escolha de Búzios para receber  o monumento é  a ligação geológica da península com o Himalaia tibetano. Há cerca de 130 milhões de ano Brasil e África estavam unidos em um supercontinente  que foi se separando ao longo do tempo, o que formou o oceano atlântico. Em Búzios estudos mostram rochas  no litoral que teriam feito parte  do que hoje é a grande cadeia de montanhas do Himalaia.

 

O turismo religioso em Búzios pode ser beneficiado pela construção do monumento. De acordo com dados preliminares do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, em 2014, cerca de 17,7 milhões de brasileiros  viajaram pelo país levados pela fé. Destes cerca de 10 milhões fizeram viagens sem pernoitar no destino (excursionistas), no entanto, 7,7 milhões permaneceram pelo menos uma noite no local.

 

Quem conhece Búzios sabe que a Rua das Pedras é local de badalação. Quem poderia imaginar que bem na entrada dela, em um dos pontos mais agitados da noite buziana, há um centro de meditação e estudo do budismo? Pois é verdade, tem!

 

No Buddha Dharma Meditation Center, esse é o nome, são realizadas atividades todos os dias da semana. Desde sua descoberta como local paradisíaco, Búzios recebe pessoas ligadas a práticas espirituais orientais, como o budismo. Foi um movimento natural de pessoas vindas de diferentes partes do mundo e trazendo na bagagem novas filosofias e linguagens.

 

  

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino