Petrópolis: Disque Entulho ultrapassa marca de 2 mil coletas

01.01.2018

Serviço de recolhimento gratuito de resíduos

volumosos em casa foi reativado em maio

 

fotos ascom/pmp

Em sete meses desde que o serviço foi retomado, o Disque Entulho já fez mais de duas mil coletas. Depois de ter sido interrompido em 2013, ele foi reiniciado pela Comdep e voltou a beneficiar a população mais pobre, que tem maior dificuldade de fazer o descarte correto dos chamados “resíduos volumosos”. Neste período, mais de mil toneladas de restos de obras, lixo verde, móveis e eletrodomésticos tiveram destinação correta.

 

O Código de Posturas de Petrópolis determina que o gerador do entulho deve dar o destino correto, que é levar para o aterro de Pedro do Rio. No entanto, este é um serviço que pode ser caro – chega até R$ 300 uma viagem de caminhão, preço que é alto para pessoas com renda mais baixa.

 

“O fim do Disque Entulho foi ruim para aquela pessoa que fez uma pequena obra em casa ou tem um móvel velho para jogar fora e não tem condição de pagar uma viagem de caminhão para dar o destino correto. E geralmente são pessoas que geram uma quantidade pequena de entulho”, ressalta o presidente da Comdep, Wagner Silva.

 

Para agendar a coleta em casa, basta ligar para 2243-7822. No dia marcado, o solicitante deve colocar o entulho na rua principal – é importante ficar atento ao local da coleta, porque ruas muito estreitas podem atrapalhar o acesso do caminhão. Outro cuidado é com o peso: a coleta é de até 20 sacos com 25 kg. Acima disso, é necessário a utilização de tratores. O Disque Entulho tem rotas fixas de segunda a sexta, mas atende também os outros bairros de acordo com a disponibilidade do serviço.

 

Ao longo do ano, Comdep e Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP) realizaram a coleta de mais de 140 mil toneladas de entulho e lixo verde em toda cidade. O trabalho para limpeza acontece simultaneamente a fiscalização contra o descarte irregular sobre ruas e calçadas. Quem é flagrado cometendo a irregularidade é multado em R$ 800 e intimado a fazer a retirada imediata.

 

Disque Entulho

 

Segunda-feira: Valparaíso, Centro, Caxambu e Morin

Terça-feira: Retiro, Carangola, Roseiral e Jardim Salvador

Quarta-feira: Bingen, Mosela, Quarteirão Brasileiro, Av. Barão do Rio Branco e Atílio Marotti

Quinta-feira: Quitandinha, Independência, Castelânea e Alto da Serra

Sexta-feira: Itamarati, Provisória, Floresta, Samambaia, Cascatinha e Estrada da Saudade

 



 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino