Petrópolis: Defesa Civil de plantão no fim de ano por causa da previsão de chuvas

28.12.2017

 

Segundo o Climatempo, pode chover 30 milímetros

por dia em média até o réveillon

Todo o contingente de 60 agentes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias vai estar de plantão nos dias 29, 30, 31 de dezembro e 1º de janeiro por conta da previsão de chuva para o município. Segundo o Climatempo, pode chover 30 milímetros por dia em média até a virada do ano em Petrópolis. Por conta disso, o órgão municipal criou uma nova escala de serviço com supervisor, chefe de plantão e agente operacional em um plantão de 24 horas. O objetivo é atender de forma mais rápida e eficaz a população em caso de ocorrência.

 

Entre os dias 25 e 26 de dezembro a Defesa Civil registrou 19 ocorrências no município por conta das fortes chuvas. Houve também o acionamento de três sirenes: Vila Felipe, Dr. Thouzet e João Xavier. O maior índice pluviométrico acumulado ficou registrado na Rua João Xavier, no Bingen: 38.4 milímetros. Índices altos também foram registrados no Dr. Dr. Thouzet (37.8 milímetros), Rua Nova, na 24 de Maio (29.4 milímetros), e Vila Felipe (27 milímetros).

 

“A chuva não tem hora para acontecer. Por conta disso, nossas equipes seguem de plantão durante todo o réveillon. Caso seja necessário, assim como aconteceu durante o Natal, nossos agentes estarão prontos para atuar”, garante o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz.

 

Com 234 áreas de risco alto ou muito alto – equivalente a 18% do município - e um déficit habitacional de 12 mil casas, a prefeitura demonstra grande preocupação com as chuvas de verão. A orientação da Defesa Civil é para que a população que vive nestes locais tenha atenção redobrada, caso a chuva seja permanente, em função dos acumulados que deixam o solo encharcado.

 

"Em caso de chuvas fortes, em que haja o acionamento das sirenes, os moradores devem sair de suas casas e se encaminhar para o ponto de apoio mais próximo”, explica Paulo Renato Vaz, lembrando que os moradores devem ligar para o 199 e informar à Defesa Civil caso haja alguma ocorrência.

 

A população também deve entrar em contato com a Defesa Civil caso note alguma instabilidade no imóvel ou terreno. Os moradores devem ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva. A ligação e o serviço são gratuitos.

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino