Pela segunda vez no ano, ipês amarelos florescem na Cidade Imperial

28.12.2017

Árvore símbolo da cidade encanta turistas

e moradores com sua beleza ímpar

 Símbolo nacional e petropolitano, os ipês amarelos florescem pela segunda vez em 2017, embelezando ainda mais as ruas da Cidade Imperial. Com a chegada do verão, exemplares da espécie já podem ser vistos desabrochando ao redor do Centro Histórico, como na Praça da Liberdade e na Avenida Piabanha, além das árvores presentes no Cascatinha e Quitandinha. No mês marcado pela iluminação e programação natalinas, as árvores completam o cenário de magia instaurado na cidade e são mais um atrativo que chama atenção pela beleza de suas flores.

 

O ipê é a árvore mais cultivada do país, e também uma das mais conhecidas. Considerado um complexo de aproximadamente dez espécies, todas com características semelhantes, os ipês podem ser amarelos, brancos ou roxos, e estão presentes em todas as regiões do Brasil. Em Petrópolis, o destaque vai para os exemplares amarelos, existentes em toda a cidade. Apenas no Centro Histórico, estima-se ter cerca de 70 ipês amarelos plantados. Conhecidos por marcar a despedida do inverno, neste ano os ipês marcaram também a chegada do verão, surpreendendo os petropolitanos.        

 

“É a primeira vez que vejo ipês florescendo nesta época do ano, e estou maravilhada! Foi uma surpresa muito bem vinda”, destaca a moradora das Duchas, Fátima Schmidt.

 

Roberto Nascimento, morador do Alto da Serra, concorda com Fátima. “É uma árvore muito bonita, dá até pena de ver as flores caindo. Muito legal os ipês estarem florescendo de novo, mostra o tratamento cuidadoso que as árvores estão recebendo”, declara.

 

Ao lado das hortênsias, que voltaram a fazer parte do cenário petropolitano neste ano, os ipês retomam seu lugar de direito como um dos símbolos da cidade. Apenas em 2017, foram plantadas 7.200 mudas de hortênsias e 92 ipês em Petrópolis, marcando a volta da flora como atrativo turístico local. Além dos símbolos petropolitanos, foram plantadas mais de 25 mil mudas de outras flores e árvores em toda a cidade.

 

Independente da cor, tamanho ou localização, os ipês são um verdadeiro fenômeno da natureza, e em Petrópolis se tornam um espetáculo à parte, ainda mais fascinante nesta época do ano, onde as ruas da cidade se enchem de vida com a iluminação natalina e as hortênsias colorindo os canteiros.

 

 

           ca do ano, onde as ruas da cidade se enchem de vida com a iluminação natalina e as hortênsias colorindo os canteiros.

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino