Operação Verão: Marinha intensifica fiscalização na Região dos Lagos

26.12.2017

A Capitania dos Portos começou  a Operação Verão 2017/2018, que segue até o dia 25 de fevereiro de 2018. O efetivo da Agência em Cabo Frio foi aumentado em 50% para que haja intensificação das ações de fiscalização no mar, em especial nos fins de semana e feriados. Diariamente serão seis equipes em Cabo Frio, duas em Arraial, duas em Búzios e três equipes no entorno da Lagoa de Araruama 

 “Serão empregadas, simultaneamente, diversas equipes de Inspeção Naval (IN), que atuarão por terra e por mar, utilizando  lanchas, motos aquáticas e viaturas, cobrindo todas as áreas de prática de atividades náuticas, incluindo as de banana-boat”, informou a Marinha do Brasil por meio de nota.

 

A Agência da Capitania dos Portos em Cabo Frio, atua nas águas dos municípios de Armação dos Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro D’Aldeia, Iguaba, Saquarema e Araruama. Um dos objetivos é evitar acidentes que, em boa parte das vezes, acontece pela ingestão de álcool. 

 

Dados da Superintendência de Segurança do Tráfego Aquaviário da DPC mostram que somente no verão 2016/2017 ocorreram mais de 34% do total dos acidentes registrados até dezembro deste ano. As lanchas e motos aquáticas são destaques nas estatísticas. Nos últimos três verões elas representaram mais de 74% dos casos registrados com embarcações de esporte e recreio.


Naufrágio, abalroamento, queda de pessoas na água, incêndio e colisão são os casos que mais chamam a atenção nas estatísticas. De dezembro de 2016 a março de 2017, as embarcações que mais se envolveram com esses acidentes durante o lazer foram lanchas (57%), motos aquáticas (16%) e botes (11%).

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino