Técnicos do BNDES apresentarão linhas de crédito em Petrópolis

Prefeito Bernardo Rossi (PMDB) solicitou apresentação para os empresários da cidade,

em reunião com a diretoria do Banco Nacional nesta quinta-feira

fotos divulgação

Empresários petropolitanos terão a chance de conhecer as linhas de crédito oferecidas pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) no próximo dia 18 de janeiro. A solicitação partiu do prefeito Bernardo Rossi, que esteve nesta quinta-feira (21) reunido com a diretoria da instituição conhecendo às possibilidades que poderão ser oferecidas em 2018. No encontro, também ficou acertado a formação de uma comissão com integrantes da equipe técnica do BNDES e secretários municiais para realizar um estudo de prioridades das demandas do município e de avaliar com o banco poderá auxiliar o município na concessão de crédito.

A reunião foi presidida pelo assessor da presidência, José Talarico e contou com a participação dos integrantes da equipe técnica Tiago Peroba, Camila Sumiê e Claudio Rabelo, além dos secretários de Fazenda, Heitor Maciel, e de Administração, Marcus Von Seehausen e do procurador do município, Sebastião Médici.


“A reunião foi muito importante para conhecermos as linhas de financiamento existentes, além do PMAT, o Programa de Modernização da Administração Tributária e dos Setores Sociais Básicos automáticos. Petrópolis foi o primeiro município a procurar o banco para conhecer as novas linhas de credito que começarão a ser liberadas em janeiro de 2018. Para que todos os setores possam se beneficiar, já organizamos uma apresentação especial para os empresários e produtores rurais em janeiro de 2018”, explica o prefeito Bernardo Rossi.


“O encontro foi muito proveitoso. A equipe do BNDES vai mostrar para os secretários como os balanços devem ser apresentados para que banco analise as necessidades e as formas de auxilio que podem ser indicadas”, disse José Talarico, assessor da presidência do BNDES.


A reunião com os empresários petropolitanos e a equipe do BNDES será no dia 18 de janeiro, na prefeitura. “Algumas linhas de créditos são desconhecidas por parte dos empresários e esse encontro será importante. Queremos estimular a economia petropolitana e as linhas de crédito podem auxiliar os empresários petropolitanos”, contou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.


Um dos objetivos da prefeitura é conseguir uma linha de financiamento através do PMAT. “Esse é um programa que auxilia a prefeitura na modernização tributária, desburocratizando serviços, modernizando a relação do poder público com os contribuintes”, disse o secretário de Administração Marcus Von SeeHausen.

O assunto também foi apontando pelo secretário de Fazenda, Heitor Pereira, como um dos pontos essenciais para o município. “É importante que o município acompanhe as linhas de crédito existentes além do PMAT. O encontro foi muito proveitoso e poderemos desenvolver novos projetos para áreas de infraestrutura e mobilidade urbana com o apoio do BNDES”.


A comissão formada pelos secretários municipais e equipe técnica do BNDES começará a se reunir em janeiro de 2018. “Esse grupo de trabalho, com a presença de integrantes da equipe do BNDES, inclusive da parte jurídica, vai ajudar Petrópolis a montar um planejamento eficiente. Vale destacar que o a cidade foi a primeiro a procurar o BNDES para entender as novas formas de financiamento público que entrarão em vigor em 2018, a partir de uma nova norma federal”, explicou o procurador-geral do município, Sebastião Médici.