I Festival de Economia Solidária acontece nesta sexta-feira em Maricá

14.12.2017

Artesanato, alimentos fresquinhos e sem agrotóxico, mesas redondas e uma extensa programação cultural vão ocupar a Praça Orlando de Barros Pimentel, amanhã (15) das 9h às 22h. O I Festival da Economia Solidária e Reforma Agrária quer difundir experiências da Cidade de Maricá e do Estado do Rio de Janeiro em economia solidária, reforma agrária, agroecologia, soberania alimentar, e comércio justo, através do diálogo direto com o pessoal que compra e produz

 

fotos GBNEWS

                                                         Equipe da Secretaria Municipal de Economia Solidária comandada por Diego Zeidan

 

Idealizado pela Secretaria de Economia Solidária, o evento tem o apoio das secretarias de Direitos Humanos e Participação Popular e Mulher, Agricultura, Pecuária e Pesca, Turismo e Cultura, o Festival vai movimentar a cidade e reafirmar Maricá como exemplo de boas iniciativas em práticas solidárias e como o tema pode ser uma alternativa atrativa de atividade econômica, com grande capilaridade em todas as classes sociais.

 

Entre as atrações culturais do Festival estão o Coral do Bairro da Amizade, a poesia do coletivo RuEzia, além de Dança de Rua e apresentação de mágicos. Durante o evento será lançado ainda o Roteiro de Turismo de Base Comunitário, elaborado em conjunto com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Outro lançamento de novas políticas de economia solidária terá ênfase nos Programas de Transferência de Renda com o uso da Moeda Social Mumbuca.

 

Nessa sexta-feira (15) teremos o I Festival de Economia Solidária e Reforma Agrária de Maricá, fico feliz em poder contribuir para que nossa cidade desenvolva o pensamento agroecológico, do comércio justo e solidário e que nossa economia gire na cidade para gerar mais empregos e qualidade de vida para a população”, afirmou o jovem secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan (foto).

 

Programação.

 

9h – 10h – Acolhida / intervenção cultural.

10h – 11h – Economia Solidária: organização popular, princípios e bandeiras.

11h30 – 12h30 – Lançamento do Roteiro de Turismo de Base Comunitária.

13h – 13h30 – Aproveitamento total de alimentos: como produzir a carne de jaca.

13h30 – 14h30 – Agroecologia: organização popular, princípios e bandeiras

15h – 16h – Lançamento do Gt do Fórum Social Mundial do Estado do Rio de Janeiro.

16h30 – 17h30 – A interface das políticas de governo em economia solidária.

18h – 19h – As políticas públicas maricaenses de economia solidária em 2018 – Desafios e Perspectivas.

19h – Apresentação cultural indígena Guarani.

19h30 – Encerramento

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino