MetrôRio inicia venda de cartões para o réveillon

São oferecidos 153 mil bilhetes em sete estações

O MetrôRio iniciou a venda de cartões especiais para o Réveillon em sete estações. A Operação Especial, que acontecerá pelo 20º ano consecutivo, garante o acesso de forma rápida e segura à festa de virada de ano na Praia de Copacabana.

A venda é presencial, somente em dinheiro, e acontecerá até o dia 25/12, em bilheterias das estações: Pavuna, Uruguai, Central, Carioca, Glória, Siqueira Campos e Jardim Oceânico que funcionam das 10h às 21h. A partir do dia 26/12, a venda presencial será concentrada nas estações Pavuna, Uruguai, Central, Carioca, Glória e Jardim Oceânico ou até o fim do estoque de cartões especiais.

A Concessionária colocou à venda 153 mil cartões. Para a ida, os usuários têm à escolha cinco faixas de horário (de 19h até a 0h) e devem comprar o cartão correspondente ao período em que pretendem realizar a viagem. A volta acontecerá sem horário fixo, de 0h a 5h. O MetrôRio recomenda aos usuários que a compra seja realizada com antecedência e que os passageiros deem preferência à estação Siqueira Campos para ida e volta da festa.


Preços

O cartão de ida e volta é vendido por R$ 8,60. Já os cartões somente de ida ou de volta custam R$ 4,30, o mesmo valor da tarifa do MetrôRio. Cada usuário tem o limite de compra de até dez cartões.

No dia 31, a partir das 19h, não serão aceitos os cartões unitário e pré-pago do MetrôRio nem os cartões da RioCard (Bilhete Único e Vale-Transporte), exceto nas estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, onde esses cartões serão aceitos até as 23h59m do mesmo dia. Os cartões unitário e pré-pago do MetrôRio e os cartões da RioCard voltarão a valer a partir das 7h do dia 1º de janeiro.


Gratuidades

Pessoas com necessidades especiais, menores de seis anos acompanhados de um adulto portador de cartão válido e maiores de 65 anos deverão apresentar um documento oficial de identificação para o embarque nas estações durante a Operação Especial de Réveillon. Mediante a apresentação do documento, os agentes de segurança liberarão a entrada no sistema. Clientes com mobilidade reduzida deverão dar preferência à estação Siqueira Campos na ida e na volta.


Funcionamento das estações durante a Operação Especial

No domingo (31), a transferência entre as Linhas 1 e 2 será nas estações do trecho compartilhado (de Botafogo a Central). Às 19h, terá início a Operação Especial de Réveillon. A partir desse horário, usuários da Linha 2 poderão seguir da Pavuna até Jardim Oceânico, sem necessidade de trocar de trem.

A estação Cardeal Arcoverde será fechada para embarque às 19h. Também a partir das 19h do dia 31, as bilheterias do MetrôRio estarão fechadas, exceto as das estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, que ficarão abertas até as 23h59 do mesmo dia.

A volta acontecerá de meia-noite a 5h, exclusivamente, pelas estações General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Jardim Oceânico, com o uso do cartão especial. O MetrôRio recomenda que os usuários que estiverem em Copacabana priorizem, na viagem de ida e de volta, a estação Siqueira Campos. As demais estações das Linhas 1, 2 e 4 funcionarão apenas para desembarque de meia-noite a 7h.

No dia 1º de janeiro (segunda-feira), a operação comercial será retomada às 7h e se encerrará às 23h, com exceção das estações Cidade Nova, Presidente Vargas, Uruguaiana e Catete, que permanecerão fechadas e reabrirão às 5h do dia 02 (terça-feira).

Integrações tarifárias e funcionamento do Metrô Na Superfície

As integrações tarifárias com o BRT, em Vicente de Carvalho e Jardim Oceânico, e com as vans da Rocinha e do Vidigal serão encerradas às 19h do dia 31. A partir desse horário e até as 7h do dia 1/1/2017, só será permitido o embarque com o cartão especial de Réveillon.

O serviço Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Antero de Quental – Gávea) será interrompido às 18h do dia 31 e só retornará às 7h do dia seguinte, 1º de janeiro de 2018.