PELA QUARTA VEZ, DETRAN PRESENTE ATENDE EM PETRÓPOLIS

Próxima parada será na terça-feira (12.12), em Campo Grande, na Zona Oeste da capital

foto Manoella Mello

O Detran Presente esteve pela quarta vez na Cidade Imperial. Nesta sexta-feira (08.12), o mutirão de serviços do Detran montou a estrutura itinerante no Parque de Exposições, em Itaipava. Nem mesmo a chuva impediu que os petropolitanos aproveitassem o mutirão para resolver suas pendências. Ao todo, foram 721 atendimentos na 41ª edição do programa, que desde maio já fez mais de 71 mil atendimentos.


Na próxima edição, o programa retorna à capital. Na terça-feira (12), o Detran Presente estará em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O atendimento será realizado das 9h às 16h, no posto de vistoria do bairro, localizado na Estrada do Mendanha, 1.672. Os agendamentos estão abertos no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou pelo telefone 0800-0204040.


Com a quarta edição em Petrópolis, o Detran Presente realizou 4.215 atendimentos somente na Cidade Imperial.


Os serviços mais procurados em Petrópolis foram a vistoria anual de veículos e a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, com 260 e 265 atendimentos cada um, respectivamente. Também foram feitos 117 pedidos de emissão de Carteira de Identidade. Outras 23 pessoas entraram com recursos contra multas e processo de suspensão.


Ajudante de caminhão, José Cleiton agendou sua vistoria logo quando soube do evento na cidade. “Quando vi que o Detran Presente voltaria para Petrópolis corri para o site. Acho que fui o primeiro a agendar. O atendimento foi ótimo, muito rápido”, disse o petropolitano que saiu o documento de seu veículo nas mãos.


O corretor de imóveis Rodrigo Peixoto, morador de Petrópolis, aprovou a iniciativa. "Fiquei sabendo que haveria o mutirão pelo site do Detran, e aproveitei para tirar a segunda via da minha identidade. Já estava há dois anos sem o documento", elogiou o corretor, que realizou o procedimento em menos de 30 minutos.


Agendamentos abertos para o atendimento em Campo Grande


Os agendamentos para o Detran Presente em Campo Grande já estão abertos. Os cidadãos já podem agendar os serviços no site do Detran – www.detran.rj.gov.br. Um dos serviços mais procurado é o agendamento para a realização de vistoria anual de veículos.


Alguns serviços, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento. Outros - como licenciamento anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação - precisam de agendamento pelo site ou pelo telefone 0800-0204040. Além dos serviços, o Detran também fará ações educativas para os participantes.


Emissão de habilitação gratuita em casos de furto/roubo


Outro serviço do Detran Presente é a possibilidade de os cidadãos que tiveram suas carteiras de habilitação furtadas ou roubadas emitirem a segunda vida gratuitamente. Para a realização do pedido é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência que comprove o furto ou roubo da carteira de habilitação.


Com a comprovação, o cidadão não precisará fazer nenhum pagamento nem mesmo agendar o atendimento. Basta levar a documentação no local e emitir o documento. Também é necessário levar uma cópia de um documento de identificação (identidade ou carteira de trabalho) e a cópia do registro policial.


O Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão. O Detran Presente já passou por 23 cidades, em 41 edições: Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio, Vassouras, Rio de Janeiro (São Cristóvão, Complexo da Maré, Francisco Bicalho, Aterro do Flamengo e Barra da Tijuca), Queimados, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Belford Roxo, Niterói, Volta Redonda, Carmo, Sapucaia, Resende, Barra Mansa, Nova Friburgo, Bom Jesus de Itapaboana, Nova Iguaçu e Angra dos Reis.


DETRAN PRESENTE – CAMPO GRANDE


12 DE DEZEMBRO (TERÇA-FEIRA)

Local: Posto de vistoria do Detran - Estrada do Mendanha, 1.672

Horário: 9h às 16h

Agendamentos: www.detran.rj.gov.br. | 0800-0204040