Niterói sedia final do campeonato brasileiro de ParaBase

Com participações de 20 duplas (40 atletas) , acontecerá a grande final do Campeonato Brasileiro de ParaBase, neste sábado (9), a partir das 8h da manhã, decolando do Parque da Cidade, em São Francisco, e pousando na Praia de Charitas, no gramado onde fica o pouso oficial dos praticantes de Voo Livre

fotos divulgação

Praticado em várias partes do mundo, ParaBase é a junção de dois esportes do ar: Parapente e Base Jump. No Brasil foi batizado com este nome e onde se faz um campeonato da modalidade.


A prática do esporte começa com o piloto de parapente decolando , num voo duplo, e seu passageiro é um praticante de Base Jump. Quando estão próximos do objetivo, o basejumper se desconecta da cadeira e salta... e, em segundos, aciona seu paraquedas. Os dois, um de cada vez, têm que pousar num pequeno alvo, de 15cm de diâmetro no chão (há círculos maiores ao redor deste).

Neste esporte, prevalece a precisão, a destreza e o sangue frio de ambos, o basejumper porque tem pouquíssimo tempo para ajustar sua aproximação e acertar o alvo, e o piloto de parapente porque vem descendo num equipamento grande, muito abaixo do peso mínimo recomendado para o voo.


A apuração e a premiação acontecerão logo após os voos.


A Prefeitura de Niterói apoia o evento que é uma realização do COVL - Clube Oceânico de Voo Livre.