Novembro Azul: vereador Felipe Auni pedirá a instalação da Clínica do Homem em Maricá

A maioria dos municípios tem a Casa da Mulher para dar um atendimento mais qualificado ao “sexo frágil”, que muitas das vezes fica envergonhada em buscar alguns tipos de tratamento no hospital. E o tal do “sexo forte”, não tem também constrangimento em procurar determinado tipo de tratamento na rede hospitalar?

foto divulgação

Leandro Bastos e Felipe Auni ligados no Novembro Azul e na Clínica do Homem

Para responder a essa pergunta, o médico-vereador Dr. Felipe Auni (PSD), vai protocolar uma indicação solicitando ao prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), a criação da Clínica do Homem.


“Hoje, o homem tem dificuldades a partir dos 40 anos em buscar exame de próstata, um urologista ou outro especialista em doenças masculinas. Desde 2014 o município de Maricá oferece o Centro de Diagnóstico de Tratamento que atende cerca de 450 homens/mês. É muito pouco e acredito que sensível a esta necessidade, o prefeito Fabiano Horta incluirá o programa Clínica do Homem na LDO 2018/2019, levando a cidade mais uma vez ao pioneirismo na área da saúde”, explicou Felipe Auni que preside a Comissão de Saúde da Câmara Municipal.


Segundo o coordenador da Saúde do Homem, Leandro Bastos, neste mês de Novembro Azul, ele e sua equipe vêm fazendo diariamente palestras em associações, clubes e condomínios em Maricá.


“O Ministério da Saúde tem o programa Saúde do Homem desde 2009 e Maricá foi o município que em 2014, na gestão do prefeito Washington Quaquá (PT), criou o Centro de Diagnóstico de Tratamento (CDT) que conta com urologistas, psicólogos, enfim, uma equipe multidisciplinar”, disse Bastos.


O CDT foi pioneiro em promover a prevenção da saúde masculina e atende de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, num anexo ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro da cidade.


“Às quartas-feiras este atendimento se estende até às 20 horas, para facilitar a vida dos homens que trabalham até mais tarde”, acrescentou o médico Leandro Bastos entusiasmado com a implantação do programa Clínica do Homem em Maricá.