Menção honrosa foi entregue pelo trabalho desenvolvido com idosos e crianças vítimas de
abusos. Seminário Brasileiro de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social
fotos divulgação
A Cidade Imperial recebeu o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido junto a idosos e crianças vítimas de abuso sendo premiado com uma menção honrosa durante o Seminário Brasileiro de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social realizado em Florianópolis de 13 a 15 de novembro. O evento de âmbito nacional recebeu delegações de oito Estados e Petrópolis foi o único representante selecionado do Rio de Janeiro.
O reconhecimento é por todo trabalho desenvolvido pela prefeitura desde o início da gestão, com a implantação de grupos de convivência, cursos e bailes para idosos, além da instalação do Núcleo de Atendimento Especializado – Infantojuvenil – NAPE-IJ para atendimento às crianças e famílias vítimas de abuso em maio deste ano.
A ampliação dos serviços assistenciais será potencializada no próximo ano com a liberação de R$ 7,2 milhões do Ministério do Desenvolvimento Social para implantação de programas, compra de equipamentos e realização de obras da Secretaria de Assistência Social.
“Em meio a tantas dificuldades financeiras encontradas na nossa gestão, o nosso prefeito vem nos incentivando e nos auxiliando para avançarmos. A nossa equipe vem trabalhando para melhorar os serviços já prestados, mas também criar projetos e implantar programas ampliando a nossa assistência. Esse reconhecimento vem fortalecer o nosso trabalho para o crescimento da área no próximo ano”, avalia Denise Quintella, secretária de Assistência Social.
O seminário reuniu representantes dos Estados – São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Pará e Ceará. A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Jaqueline Cleffs, participou do encontro e reforça o comprometimento do conselho em participar das ações da Secretaria.
“O que podemos presenciar é que Petrópolis está no caminho certo. Dentro dos estados participantes, o nosso município apresentou muitos avanços e desenvolvimentos que se equiparam as grandes capitais. O CMAS vai continuar trabalhando integrado à gestão para promover o avanço das políticas assistenciais no município”, reforça.
O trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento Especializado – Infantojuvenil – NAPE-IJ é pioneiro no Estado do Rio e foi levado para o 4º Simpósio Sul Brasileiro de Psicologia Jurídica, realizado em setembro, como referência no atendimento às crianças e famílias vítimas de abuso.
“O NAPE-IJ foi inaugurado no dia 18 de maio e tem como diretriz garantir a proteção, os direitos e prestar assistência social às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e, apesar do pouco período de funcionamento já demonstra melhoras significativa para o serviço. Com cerca de 80 casos apurados. A assistência abrange crianças e adolescentes - de 0 a 18 anos incompletos e suas famílias”, explica a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.
A secretária acredita que o número de denúncias encaminhadas ao órgão aumentou com a Campanha “Faça a Diferença #conscientizAÇÃO” que tem como objetivo divulgar as linhas diretas para a população denunciar anonimamente os casos de violência pelo Disque 100, linha 127 do Ministério Público e 125 do Conselho Tutelar.