Niterói encerra participação no Smart City Expo World Congress

16.11.2017

 

Evento em Barcelona, na Espanha, reúne 700 cidades de 120 países

 

fotos divulgação

Ex-prefeito de Barcelona (2006-2011), Jordi Hereu, embaixadora brasileira

Maria Elisa Berenguer e o prefeito de Niterói,  Rodrigo Neves

 

A Prefeitura de Niterói participa, até quinta-feira (16/11) do Smart City Expo World Congress (Congresso Mundial sobre Cidades Inteligentes), em Barcelona, na Espanha. O evento, que começou nesta terça-feira (14/11) conta com representantes de 700 cidades de 120 países, reúne 680 expositores e 420 especialistas em tecnologia voltada para o desenvolvimento sustentável. O prefeito Rodrigo Neves está no congresso a convite da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade da qual é vice-presidente.

 

“Uma cidade inteligente é aquela que coloca as pessoas no centro do desenvolvimento, incorpora a tecnologia da informação e comunicação na gestão urbana e utiliza esses elementos como ferramentas que estimulam a formação de um governo eficiente, que engloba planejamento colaborativo, sustentabilidade e participação cidadã”, ressaltou Rodrigo Neves (PV), que participa do evento com os secretários municipais de Urbanismo, Renato Barandier; de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, e de Administração, Fabiano Gonçalves.

 

Na noite de segunda-feira (13/11), Rodrigo Neves fez uma apresentação de Niterói para mais de 100 empresários e autoridades catalães. O encontro promovido pela FNP e pela Câmara de Comércio Brasil-Catalunha também contou com a presença dos ex-prefeitos de Barcelona Jordi Hereu (2006-2011) e Xavier Trías (2011-2015), da embaixadora Maria Elisa Berenguer, cônsul geral do Brasil em Barcelona, e do presidente da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha, Javier Mirallas, além dos prefeitos de Porto Alegre (RS), Maceió (AL), Teresina (PI), Vitória (ES), Aracaju (SE) e Osasco (SP).

 

O prefeito Rodrigo Neves falou sobre a importância da participação da sociedade civil no desenvolvimento das cidades e ressaltou o potencial de Niterói para negócios.

 

“Nossa cidade tem excelentes índices educacionais, com o maior percentual do País de pessoas com mais de 15 anos de escolaridade, tem localização privilegiada, importante patrimônio histórico e programas importantes como o que preserva 22 milhões de metros quadrados de áreas de proteção ambiental, quase a metade do território do município”, disse o prefeito, que também ressaltou a importância das Parcerias Público Privadas (PPPs).

 

O presidente da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha considerou a apresentação dos prefeitos “produtiva e enriquecedora”.

 

 “Essa troca de experiência é de extrema importância. Foi muito interessante sabermos mais sobre Niterói, suas riquezas naturais, satisfatórios índices educacionais e ações municipais para o desenvolvimento sustentável”, disse Javier Mirallas.

 

Sobre o evento – O Congresso Mundial sobre Cidades Inteligentes também inclui o primeiro Smart Mobility World Congress, um congresso sobre transporte inteligente, além de outros 50 eventos paralelos. A estimativa é de que passem mais de 17 mil visitantes que, além de percorrerem os estandes com produtos e soluções desenvolvidas em todo o mundo, podem participar de fóruns e palestras.

 

Ao todo, são mais de 30 mil metros quadrados com as mais modernas soluções para grandes centros urbanos desenvolvidas por empresas como Alstom, AT & T, Bosch, Cellnex, Cisco, Deutsche Telekom, Engie, FCC, Ferrovial, Fiware, Hexagon, Huawei, Intel, Mastercard, Microsoft, PTC, SAP, Siemens, Silver Spring Networks, Suez e ZTE.

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino