Petrópolis Gourmet vai aumentar ocupação hoteleira durante 10 dias

08.11.2017

 

Evento mobiliza 45 restaurantes da Cidade Imperial

em todos os bairros e distritos do município

 

                                                                                                                         fotos divulgação/PMP

 Abertura do Petrópolis Gourmet

 

Petrópolis deve aumentar em cerca de 20% sua ocupação hoteleira no período de 11 a 20 de novembro, quando acontece a 17ª edição do Petrópolis Gourmet, evento que tem apoio da prefeitura. O festival gastronômico, que foi aberto nesta terça-feira (07/11), em solenidade na casa de festas Maison Magamez, tem como tema “De volta às origens”, que pretende valorizar os produtos que eram consumidos na região durante o século XIX, revisitando pratos que vieram para o Brasil junto com a colonização européia. Este ano, 45 restaurantes estão participando do evento.

 

“São 10 dias de muita gastronomia. Esse é um evento importante e já consolidado no calendário da cidade, que fomenta o turismo e traz retorno para a economia de Petrópolis. Mas não é feito apenas para os visitantes, o festival também é pensado para os moradores, que este ano vão conhecer as raízes gastronômicas da cidade”, explica o diretor-presidente da Turispetro, Marcelo Valente, que participou do coquetel de lançamento do Petrópolis Gourmet.

 

Os 45 restaurantes participantes estão espalhados pelos diversos bairros e distritos do município. Nos cardápios estão sabores que fizeram a história da região por meio da abertura da Estrada Real e as culinárias portuguesa, alemã e italiana. Os menus contam com entrada, prato principal e sobremesa. Entre os ingredientes comuns na história da cidade estão banana, pêssego, mel, frango, caça, suíno, embutidos, feijão, aipim, fubá, verduras e legumes.

 

“O Petrópolis Gourmet é um evento que nos enche de orgulho, a começar pelo tema, que retoma as raízes da nossa gastronomia e valoriza a comida desde o campo até a mesa. São 45 restaurantes participantes no Centro, arredores e distritos, mais de 20 oficinas gastronômicas nos shoppings Vilarejo e Itaipava, Armazém do Grão, InterTV e instituições da cidade. Podemos dizer que  essa 17° edição chega para agradar a todos os bolsos e paladares", diz Samir El Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention&VisitorsBureau, que coordena o evento.

 

Além da gastronomia, o festival também vai contar com uma programação cultural. Em parceria com o Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), haverá uma homenagem ao compositor erudito italiano Gioachino Rossini (1792-1868), que será tema de uma oficina ministrada pelo chef Danio Braga, no dia 11 de novembro, a partir de 17. Autor do clássico “Barbeiro de Sevilha”, Rossini foi um grande apreciador das trufas e se dedicou à gastronomia durante boa parte da sua vida.

 

“Pela primeira vez estamos conseguindo consolidar uma ação cultural no evento. Relacionando cultura à gastronomia, o que tem tudo a ver”, frisa o diretor-presidente do IMCE, Leonardo Randolfo, ao lado de Marcelo Valente, lembrando que, entre os destaques culturais,a homenagem à Rossini terá recital de piano e canto.

 

A programação completa pode ser conferida no site www.petropolisgourmet.com.br

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino