Câmara de Maricá apoia Novembro Azul e troca horário das sessões

Após o Maio Amarelo e o Outubro Rosa, agora é a vez do Novembro Azul. A Câmara Municipal de Maricá mais uma vez está engajada em apoiar causas benéficas à população. Durante todo o mês de novembro, a Casa Legislativa ficará iluminada com a cor azul em alusão ao mês de prevenção ao câncer de próstata. A presidência da Câmara tem entendido a necessidade de apoiar essas campanhas de conscientização. No Brasil, doença é uma das principais causas de mortes entre os homens

Foto: divulgação

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.


“A presidência da Câmara tem se preocupado em trabalhar com a conscientização da saúde das pessoas. No mês passado, a Casa ficou rosa em alusão ao Outubro Rosa e agora estamos em azul. A ideia é lembrar às pessoas a necessidade de tomar certos cuidados com a saúde. Queremos apoiar causas realmente relevantes para a população, disse Aldair de Linda (PT)”.


A doença - Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.


Horário – A partir do próximo dia 06, as sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Maricá serão realizadas das 10 às 12 horas, as segundas e quartas-feiras e não mais das 16 às 18 horas. O anúncio foi feito na sessão de ontem pela mesa diretora da Casa.