A Prefeitura de Niterói fechou ontem (30) convênio com o Governo do
Estado para a implantação do programa Niterói Mais Segura, que segue
o modelo implantado com sucesso em bairros como Lapa, Centro, Lagoa,
Aterro e Méier, todos no Rio de Janeiro, e garantirá a presença
de 302 agentes de segurança diariamente nas ruas
Fotos: Luciana Carneiro
O convênio foi assinado pelo prefeito Rodrigo Neves (PV), pelo secretário estadual da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, deputado licenciado Christino Áureo (PP), e pelo subsecretário estadual de Segurança, Roberto Alzir. O comandante-geral da PM, coronel Wolney Dias, também participou da solenidade. Todo o programa será financiado pela prefeitura de Niterói, que investirá R$ 25 milhões por ano.
O prefeito Rodrigo Neves explicou que, além dos 302 agentes do Niterói Mais Segura, a prefeitura está ampliando o número de vagas diárias do Proeis de 150 para 230 PMs trabalhando nas horas de folga.
A implantação do Niterói Mais Segura deve ocorrer na segunda quinzena de dezembro e vai permitir a presença dos agentes no Centro, Icaraí, Ingá e Fonseca, em dois turnos com 151 agentes cada.
– Desde 2013, estamos colaborando com o Governo do Estado com muitos investimentos na área de segurança. O Niterói Mais Segura é mais um esforço que fazemos para melhorar a segurança na cidade, se somando a muitos outros, como a construção do Centro Integrado de Segurança Pública, os portais de segurança e as gratificações pagas pela prefeitura aos policiais lotados na cidade – disse o prefeito Rodrigo Neves.
Nos próximos dias, a prefeitura vai lançar um edital para a contratação de 150 reservistas do Exército, que atuarão no Niterói Mais Segura ao lado dos policiais militares. O patrulhamento será feito por grupos de três homens, dois deles policiais militares armados, com apoio de um ex-militar do Exército, que filmará todas as ações de abordagem.
– A ação do agente de segurança pública deve ser também um instrumento de redução de conflitos – disse o secretário-executivo do Gabinete Municipal de Gestão de Segurança, coronel Paulo Henrique de Moraes, que coordena o programa.
O secretário Chistino Áureo disse que a gestão do prefeito Rodrigo Neves está sendo uma referência para outros municípios.
– Acreditamos que essa experiência, que já se fez presente através das operações no Rio, também terá sucesso em Niterói – afirmou.
O subsecretário de Segurança, Roberto Alzir, ressaltou a importância da união dos governos.
– Niterói é uma referência. Esta iniciativa conta com todo o apoio do Estado – ressaltou.
O comandante-geral da PM, coronel Wolney Dias, disse que espera repetir em outros municípios a parceria da Polícia Militar com a prefeitura de Niterói.
– Espero que essa integração de esforços transforme Niterói em padrão de policiamento para todo o Estado – afirmou.