É lei em Maricá nos ônibus da Amparo: “Socorro Assalto”

31.10.2017

A Viação Nossa Senhora do Amparo detentora do monopólio do transporte de passageiros de Maricá, nas linhas municipais e intermunicipais, terá pelo menos um dispositivo para alertar que seus ônibus estão sendo assaltados. O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), sancionou a lei que determina a instalação de botões de socorro nos coletivos municipais

 

Foto: divulgação

A lei é do vereador oposicionista Ricardinho Netuno (PEN), e as empresas concessionárias (hoje apenas a Amparo) terão que instalar o “botão de socorro” ou dispositivo de alerta de crimes nos veículos de passageiros, ônibus ou similares. Após acionado, deverá constar no painel exterior a mensagem “socorro assalto – ligue 190”. O sistema poderá ser acionado pelo motorista, cobrador, passageiros ou por câmeras.

 

Ricardinho Netuno (foto GBNEWS) se reuniu com o presidente da Amparo, Francisco Caetano, para discutir o projeto de lei.

 

“Levei para que ele veja o projeto do Botão de Socorro, que busca implementar um dispositivo, de escolha de um especialista, que avise no letreiro do ônibus sobre roubo em andamento. Com toda a sua experiência no setor rodoviário, Francisco disse ser favorável ao projeto de lei. Ele apoiou a medida e informou que a empresa está sempre em busca de ações que contribuam para a segurança dos passageiros. Diversos casos de assalto têm assustado os passageiros”.

 

Falta agora uma ação para pelo menos inibir os assaltos nas linhas intermunicipais da N.S. Amparo, nas ligações de Maricá com o Rio e Niterói. Nesses itinerários, os assaltos são constantes e semana passada bateu um recorde: seis assaltos no mesmo dia, sendo cinco pelo mesmo personagem.

 

Assustados com a ineficiência da segurança pública estadual e o descaso da empresa, os passageiros começam a buscar alternativas de transporte intermunicipal, como vans e barcas que ligam Niterói ao Rio. Na área municipal, o número de assaltos a passageiros é reduzido.

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino