Gabinete Itinerante de Maricá registra 3 mil atendimentos

25.10.2017

A 2ª edição do programa “Governo Itinerante” em Itaipuaçu, no último sábado (21), na Praça do Ferreira, no São Bento da Lagoa, realizou cerca de 3.000 atendimentos nos stands das secretarias. Todas as 26 secretarias, as empresas públicas e o Instituto de Seguridade Social de Maricá participaram do evento que recebeu a visita de milhares de moradores. Entre os atendimentos, solicitações de serviços, obras, emissão de carteiras de trabalho e identidade, emissão e parcelamento de IPTU, aplicação de vacinas e orientações sobre os serviços oferecidos por cada secretaria

 

                                                                                                                               Fotos: GBNEWS

O prefeito Fabiano Horta (PT) percorreu o evento e conversou com moradores. Para ele a ação é importante por aproximar o governo da população.

 

“A população faz questão de estar presente dialogando, tendo contado pessoal com cada secretário para juntos construirmos soluções. Tem muita demanda que foi trazida e resolvida na hora. Isso é muito bom e tem a ver com o nosso objetivo de construir essa proximidade, porque quando a gente está perto o governo flui melhor”, resumiu.

 

O Governo Itinerante é organizado pela Secretário Geral e de Governo. O secretário Renato Machado ressalta a importância do projeto em Itaipuaçu.

 

“Trouxemos para Itaipuaçu uma autoestima que eles precisavam. Fizemos o primeiro governo itinerante num extremo da cidade que foi Ponta Negra e, agora, em outro polo trazendo com excelência todos os serviços públicos da prefeitura para que a população que, às vezes, pela distância do centro de Maricá, se sente um pouco excluída enquanto cidade, seja beneficiada com os serviços públicos, recebendo atenção, carinho e cuidado”, avaliou.

 

Quem passou pelo local, também participou de palestras, apresentações – da cantora Dalva Alves (foto) e do grupo Musical ‘Nossa Alegria’ -, cinema, cultivo de hortaliças na casca de coco e orientações sobre diversos assuntos como prevenção de doenças, preconceito e homofobia.

 

Confira o balanço dos atendimentos:

 

Conservação/Iluminação: 631 atendimentos; 128 solicitações de serviços; 96 solicitações atendidas; 7 solicitações para roçada e capina (total 4.580 m²); 4 volumes de resíduos retirados (96 m³); 10 patrolamentos com 168 m² de forração; 14 implantações e 24 manutenções de iluminação pública; 26 implantações de Luminárias no Parque de Iluminação Pública e 4 solicitações para coleta urbana.

Obras: 98 atendimentos entre solicitações para asfalto (47), drenagem (25), construção de praças (10), construção de pontes (6), tapa buraco (4), abertura de rua (1), ponto de ônibus (1), entulho (1), construção de posto saúde (1), conserto calçada (1) e meio fio (1).

 

Trabalho: 57 atendimentos para carteira de trabalho; 34 agendamentos; 42 cadastros de empregabilidade; 35 inscrições nos cursos profissionalizantes do SENAI e 108 informações gerais sobre vagas de emprego, orientações de seguro desemprego etc.

 

Secretaria de Planejamento (Receita): 151 atendimentos (Geral) e 33 atendimentos empresariais; 58 parcelamentos de IPTU; 2 processos administrativos de troca de titularidade (averbação) e 10 alterações de endereço de correspondência, além de 100 guias geradas (dívida ativa, taxa de inspeção sanitária, parcelamento de foro, ISSQN fixo 2017, TLE, VIST localização TLE 2016), sendo 58 parcelamentos.

 

Assistência Social: 154 pessoas atendidas (sendo 46 homens e 108 mulheres), 41 pessoas cadastro Único; 41 para casamentos comunitários; 38 para vale social: 3 para Cartão do Idoso: 4 Cartão Interestadual, além de inscrições para as oficinas do CRAS; 11 distribuições das pulseiras de identificação de crianças; 2 para Equoterapia; 5 atendimentos para Bilhete Único Universitário; 19 Informações sobre INSS; 12 solicitações sobre os serviços do CRAS; 12 agendamentos para documentação civil; solicitações de cadeira de rodas; 1 orientação sobre casos de negligências; além de 6 abusos e violências contra crianças, mulheres e idosos.

 

Saúde: 273 testes rápidos de HVB e HVC; 5 mil preservativos masculinos distribuídos; 200 unidades de gel lubrificante, 150 ventarolas; 32 atendimentos individuais; 6 solicitações para acompanhamento psicológico NASF; 01 com deficiência Visual Severa; 3 com condições para complementação do cuidado na Fisioterapia e 2 idosos; 45 atendimentos sobre tratamento e cura da tuberculose; distribuição de 60 revistas sobre alimentação saudável; 13 novos cadastros para o programa saúde do homem; 288 aferição de pressão arterial (PA) e 409 glicemia capilar (HGT), além de vacinação contra Febre Amarela, Hepatite B e Antitetânica.

 

Agricultura: distribuição de 1.300 árvores (1000 hortaliças e 300 frutíferas); degustação de 5 kg de carne de jaca; 5 kg de doce de chuchu e 5 kg de doce de cenoura, além de 20 bolos de produtos da agricultura familiar (abóbora, batata doce e aipim); 40 litros de chá  colhidos na horta da secretaria (capim limão, hortelã e cidreira), 500 oficinas de mudas no coco e 60 consultas com engenheiro agrônomo.

 

Posto Rodoviária de Itaipuaçu/Detran: 234 solicitações para 1ª e 2ª vias de carteira de identidade.

Segurança e Trânsito: Adesivos de vagas especiais (13 carros de idosos e 2 deficientes); 01 reclamação de falta de segurança; 29 solicitações de lombadas, 15 solicitações de sinalização vertical/horizontal, 2 atendimentos referentes a radar e 1 atendimento sobre mudança de itinerário.

 

Economia Solidária: 119 atendimentos entre dúvidas, reclamações, denúncias, atualizações cadastrais dos Programas “Renda Mínima” e “Renda Básica de Cidadania e apresentação da mudança programada no sistema do Cartão Mumbuca que vai passar a ser digital.

 

Secretaria de Transportes: informações relacionadas à postura e dúvidas de camelôs.

 

Secretaria de Esportes: apresentação dos projetos que vão ser implantados na cidade, além de uma pesquisa sobre quais as modalidades a população local anseia para o bairro.

 

Direitos Humanos: 170 formulários de pesquisa feito pelo CDB – Comitês de Defesa dos Bairros sobre Direitos Humanos.

 

Defesa Civil: 1 solicitação de vistoria em residência.

 

Urbanismo: 2 aberturas de protocolo de esgoto a céu aberto;

 

Cidade Sustentável: 21 solicitações e 360 mudas adotadas pelos moradores.

 

Ouvidoria: 250 informações e 19 processos abertos.

 

Terceira Idade: 12 novos inscritos na Casa do Idoso.

 

Educação: 42 atendimentos sobre transporte escolar e escolas da região.

 

Ciência, Tecnologia e Comunicações – 40 atendimentos para informações sobre o Projeto Maricá Digital, esclarecimento dúvidas em relação à antena e ao conversor, fibra óptica e 90 cadastramentos ou agendamentos.

 

 

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