Encontro gastronômico reúne cozinhas brasileira e francesa em Búzios

25.10.2017

 

Cinco restaurantes do município participam da sétima

edição do "Les Pantagruels" que vai  até sábado

 

                                                                                                                             Fotos: divulgação

 Objetivo é proporcionar intercâmbio gastronômico com chefs renomados

 

A sétima edição do encontro gastronômico "Les Pantagruels" começou em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, nesta terça-feira (24).

 

O evento, que reúne as cozinhas brasileira e francesa, homenageia a cultura gastronômica do Brasil e terá, até sábado (28), menus exclusivos criados por chefs renomados em um restaurante da praia de Geribá. Outros quatro estabelecimentos da cidade também participam do festival no dia 27.

 

O objetivo é intensificar o intercâmbio entre a gastronomia dos dois países e os 17 chefs convidados juntam  o requinte da cozinha francesa, que é patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco, com o tempero da cozinha brasileira.

 

Diversos ingredientes exóticos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil estão sendo apresentados aos chefs, que exibirão suas criações no jantar de encerramento no dia 28.

 

Entre os ingredientes que os chefs terão que usar estão pimenta de baniwa, jatobá do cerrado, banana de pacovão, maturi, licuri, sementes de cumaru, maxixe, jenipapo, tamarindo, jambu e flores de jambu.

 

Alguns dos chefs convidados para o encontro são Nicolas Frion, do sudoeste da França, que tem uma Estrela Michelin; Antoine Patrick Caestecker, francês residente em São Paulo e membro da Academie Culinaire de France; Frederic Monnier, francês residente no Rio de Janeiro e Chef Maître Cuisinier de France; Natacha Fink, chef embaixadora do Norte do Brasil; e Roberta Ciasca, chef embaixadora do Sudeste do Brasil.

 

Ao todo, são três franceses vindos da França e quatro residentes no Brasil; um belga residente no Brasil; quatro chefs brasileiros, que são embaixadores de regiões do país; e cinco chefs residentes de Búzios, como embaixadores do balneário.

 

Serviço

Quarta-feira (25)

Jantar no Chez Françoise, restaurante do hotel Le Relais La Borie, para os hóspedes e convidados com menu de 4 passos elaborado pelos chefs.

 

Quinta-feira (26)

Coquetel de abertura para convidados do evento com especialidades de cada chef.

 

Sexta-feira (27)

Circuito Pantagruels – além do Chez Françoise, quatro restaurantes de Búzios receberão chefs participantes para elaboração de um menu de três passos. São eles:

 

Cigalon Restaurant, na Rua das Pedras

Taverne 67, na Rua Turíbio

Donna Jô, no Porto da Barra

Bar do Zé, na Orla Bardot

 

Sábado (28)

Jantar final "Les Pantagruels" no Chez Françoise, restaurante do Hotel Le Relais La Borie. Menu gastronômico harmonizado com 5 passos. Chefs trabalharão em conjunto para criar pratos inéditos que homenageiem a cozinha brasileira.

 

Ingressos: R$ 380 por pessoa (menu harmonizado de sexta)


R$ 450 por pessoa (menu harmonizado de sábado)


Reservas: (22) 2620-8504.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino