"Eleitor do Futuro" promove eleições simuladas em 15 escolas no Rio

24.10.2017

Nesta quarta-feira (25), Dia Nacional da Democracia, o programa "Eleitor do Futuro", promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RJ), realizará eleições simuladas em 15 colégios da capital fluminense. Cerca de cinco mil estudantes do ensino fundamental participarão do pleito fictício, que reproduz as etapas do processo eleitoral e faz parte de projeto pedagógico desenvolvido pelas escolas em parceria com a Justiça Eleitoral

Por meio do voto, utilizando urnas eletrônicas, os alunos escolherão a política pública que julgarem prioritária para sua escola ou comunidade, representadas por cada um dos cinco "partidos" criados. Saúde, esporte e lazer, segurança, cultura e combate ao racismo e à discriminação foram algumas das plataformas defendidas pelos "representantes partidários" durante a campanha eleitoral, por meio de "propaganda política" e debates. As escolas participantes desenvolveram um trabalho interdisciplinar na abordagem e no desenvolvimento dos temas com os alunos.

 

Após o resultado, os vencedores serão "diplomados", em cerimônia que acontecerá na Sede do TRE-RJ, em novembro. A diplomação marca o encerramento do processo eleitoral fictício, que teve outras etapas também vivenciadas pelos alunos, como fiscalização de propaganda, registro de candidatura e treinamento de mesários.

 

As eleições simultâneas nas escolas fazem parte da edição deste ano do programa "Eleitor do Futuro", que promove palestras sobre democracia e conscientização do voto para estudantes do ensino médio e fundamental. O objetivo desse novo modelo, que alcançou cerca de 7 mil alunos em todo o estado, foi promover o desenvolvimento, pelas escolas, de projetos pedagógicos com integração entre a simulação eleitoral e as disciplinas curriculares.

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino