Festival de Bandas Marciais neste sábado em Petrópolis

20.10.2017

9ª edição será realizada na Praça da Águia, a partir das 10h

Quinze bandas vão animar o público neste sábado (21.10), na 9ª edição do tradicional Festival de Bandas Marciais. O evento acontece no entorno da Praça da Águia, a partir das 10h com programação durante todo o dia. O Festival cresce anualmente e ganhou destaque nesta edição graças à criação do Circuito Imperial de Bandas, iniciativa da Prefeitura por meio do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE). Além das bandas, o evento irá contar com apresentação do músico Joãozinho do Cavaco e área de alimentação e recreação.

 

“As bandas marciais, ao lado dos corais, fazem parte das principais tradições culturais da nossa cidade. Este ano criamos dois circuitos permanentes. Em sua 9ª edição, este Festival vem consagrar um grande momento para o segmento das bandas”, destaca o diretor-presidente do IMCE, Leonardo Randolfo.

 

O Festival de Bandas Marciais foi criado em 2009 pelo prefeito Bernardo Rossi (PMDB), à época, presidente da Câmara dos Vereadores. Na atual edição participam 15 bandas, 13 afiliadas à Associação Petropolitana de Bandas (Apeban) e duas convidadas. Das 13, nove  são da rede pública municipal, três de escolas estaduais e uma particular. A expectativa é  que mais de 700 alunos participem desta edição.

 

“Estamos nos preparando desde o início do ano para as o Festial e o Circuito Imperial de Bandas Marciais ajudou nisso. A iniciativa do prefeito Bernardo Rossi, de abraçar a música, é muito positiva e estamos muito honrados por ter essa oportunidade”, elogiou o presidente da Apeban, Luiz Cláudio Lima.

 

As apresentações do dia começam, às 15h, com Joãozinho do Cavaco, cantor petropolitano que mistura timbres do violão, do cavaquinho, da percussão e da voz, com arranjos assinados pelo próprio João. O repertório, que inclui choro, samba, MPB e clássico, promete levantar os astral do público presente.

 

“Os estudantes estão muito ansiosos, como sempre ficam antes de uma apresentação da banda. Aproximadamente 50 alunos da escola, entre o 4ᴼ e o 9ᴼ ano do ensino fundamental, vão participar. É muito emocionante fazer parte deste tipo de evento, ajuda muito na formação destes alunos”, declara a orientadora da E.M. Odette Fonseca, Renata Corrêa.

 

“Como uma das entidades fundadoras da Apeban e tendo participado e ajudado a impulsionar este evento desde o início, podemos afirmar que esta edição do festival é um dia de comemoração para as bandas participantes, pois é um momento onde podemos mostrar nosso trabalho realizado durante todo o ano para a população petropolitana. O reconhecimento que o segmento recebeu este ano, graças à prefeitura, é incrível e ficamos muito emocionados pelo apoio”, comemorou Eliane Reynaud, diretora-geral da Escola Municipal Vila Felipe, que administra a Banda Marcial Imperial Petropolitana.

 

Confira a lista de bandas participantes:

 

 -      Banda Marcial Odette Fonseca

-      Banda Marcial Prof. Amadeu Guimarães

-      Banda Marcial Embaixador José Bonifácio

-      Banda Marcial Wolney Aguiar

-      Banda Marcial Nilton Rocha

-      Banda Marcial Dragões do Império

-      Banda Marcial Imperial Petropolitana

-      Banda Marcial Prof. Leila Souza Castro

-      Banda Marcial Frei Aniceto

-      Banda Marcial Cavaleiros do Império

-      Banda Percussão Trovão Imperial

-      Banda Primeiro de Setembro

 

Convidadas:

 -      Banda Marcial de Paraíba do Sul

-      Banda do 32o BIL - Batalhão de Infantaria Leve

 

            Após o Festival, o Circuito Imperial de Bandas continua, levando música aos espaços públicos de Petrópolis.

 

Programação do Circuito Imperial de Bandas:

 

Domingo (29.10)

 

11h – CEU da Posse - Banda Marcial Frei Aniceto

11h – Praça da Liberdade - Banda Marcial Nilton Rocha 

Sábado (04.11)

16h – Pedro do Rio - Banda Marcial José Bonifácio 

 

Domingo (12.11)

 

11h – Praça de Corrêas - Banda Marcial Cavaleiros do Império 

Sábado (25.11)

11h – Praça de Nogueira - Banda Marcial Wolney Aguiar

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino