Procon Estadual autua supermercados na Praça Seca

Em comum, todos os estabelecimentos autuados tinham problemas estruturais

Fotos: divulgação/Procon

O Procon Estadual realizou nesta quinta-feira (19/10) uma nova ação da Operação Secos e Molhados. Desta vez os fiscais estiveram fiscalizando supermercados em Jacarepaguá, na região da Praça Seca. Dos quatro estabelecimentos fiscalizados apenas um não apresentou irregularidades: o Supermercado Mundial localizado na Rua Cândido Benício, 1.173. Ao todo, 48kg e 500g de produtos impróprios foram descartados. Havia problemas estruturais nos três estabelecimentos autuados.

No Supermercado Flaviense, na Rua Marangá, 744, havia diversos problemas estruturais. A câmara de congelados e a câmara de resfriados estavam com a porta enferrujada e com paletes de madeira. Na câmara resfriada do açougue havia buracos no piso de cimento e ossos e sebo expostos em um carrinho aberto. A porta, os trilhos dos tendais e a bancada de manipulação estavam enferrujados. Os fiscais encontraram expostas à venda em balcão resfriado 3kg e 900g de carne previamente moída pelo estabelecimento, o que é contra a Lei no estado do Rio de Janeiro. Havia 8kg e 600g de produtos sem o prazo de vencimento, entre doce de leite e massa de pizza. Não havia no estabelecimento uma balança de precisão para conferência do peso por parte do consumidor e nem um caixa preferencial para idosos, gestantes, pessoas especiais e mães com crianças de colo.

No Multi Market da Rua Barão, 408, os pisos das câmaras da padaria e de laticínios estão com buracos e a câmara de congelados do açougue está com o piso trincado. Havia 7kg de produtos vencidos entre frios e gemas de ovo, além de 12kg e 500g de produtos sem especificação de sua data de validade, entre bacalhau, doce de leite e carne bovina. Não havia no estabelecimento uma balança de precisão para conferência do peso por parte do consumidor e não foi apresentado aos fiscais o certificado do Corpo de Bombeiros.


Já no Supermarket da Rua Cândido Benício, 2.034, o portal da câmara resfriada do açougue estava enferrujado e quebrado.