Detran faz mutirão de serviços para minimizar impacto da greve

Terceirizados estão com suas atividades paralisadas e o órgão

montará estrutura do Detran Presente em cinco cidades do estado

Foto: Alexandre Simonini

O Detran-RJ montou um plano de contingência para atender a população afetada pelas paralisações da empresa terceirizada que presta serviço nos postos de atendimento. Um calendário especial do Detran Presente será realizado a partir desta quarta-feira (18.10). Serão cinco mutirões, um na capital e outros quatro no interior do estado.


O primeiro acontece nesta quarta-feira (18.10), das 9h às 16h, no posto de atendimento da Avenida Francisco Bicalho, em São Cristóvão, na capital fluminense. Neste mutirão, serão oferecidos os serviços: de habilitação - o mais afetado na capital – e vistoria para os usuários que já estavam agendados e não conseguiram realizar o atendimento. Não haverá necessidade de realização de agendamento.

Na quinta-feira (19.10), o mutirão vai para a cidade de Resende. No dia 21, o Detran Presente estará em Barra Mansa, enquanto no dia 24 a ação acontecerá em Três Rios. O quinto evento acontecerá no dia 26, em Volta Redonda. Os agendamentos estão abertos no site www.detran.rj.gov.br. Confira o quadro abaixo com os dias e cidades dos mutirões Detran Presente.


Durante os mutirões, os cidadãos podem emitir a primeira e a segunda via da carteira de identidade, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, fazer a vistoria anual dos veículos, emitir o licenciamento anual sem vistoria e abrir recursos contra multas e processo de suspensão. A lista completa dos serviços oferecidos está no www.detran.rj.gov.br.


Alguns serviços, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento. Outros – como o licenciamento anual, emissão de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação - precisam de agendamento pelo site.

As paralisações, iniciadas na última sexta-feira (13.10), são pontuais e estão sendo realizadas por funcionários terceirizados da empresa Prol, mas não afeta a todos os postos do estado. As regiões do Sul Fluminense e do Médio Paraíba foram as mais impactadas. “Nestes locais, o sindicato homologou uma greve. Por isso, voltamos todas as nossas atenções para esta região”, explicou Vinicius Farah, presidente do Detran.


O Detran esclarece que está em dia com o pagamento das demais empresas prestadoras de serviço. No entanto, no momento, uma penalidade administrativa impede que pagamentos para a empresa Prol sejam realizados.


Os usuários que estavam agendados e não puderam realizar o seu atendimento por causa da paralisação poderão retornar após a normalização do serviço, em até cinco dias úteis, e realizar a atendimento sem a necessidade de agendamento.


DETRAN PRESENTE

18 de outubro (quarta-feira) – Francisco Bicalho (Rua Idalina, 35 – São Cristóvão)

19 de outubro (quinta-feira) – Resende – Local: Posto de vistoria do Detran (Rua Macedo Miranda, lote 63/64 – Bairro Comercial)

21 de outubro (sábado) – Barra Mansa - Local: Parque da Cidade (Avenida Prefeito João Chiesse Filho, 312)

24 de outubro (terça-feira) – Três Rios - local a definir

26 de outubro (quinta-feira) – Volta Redonda – local a definir